Ludwig von Bertalanffy
Como desenvolver a visão sistêmica nas empresas?
adjetivo Que considera o todo não somente como uma junção de suas partes; que busca entender os fenômenos por completo, inteiramente. [Medicina] Tratamento que tem em consideração a pessoa como um todo, não somente como um conjunto de seus sintomas; geralmente, tem métodos diferentes dos tradicionais.
A visão holística na saúde, pode minimizar esse efeito, e considera que o paciente deve ser tratado em sua totalidade, unindo a medicina tradicional, psicologia, ciência, fatores externos e emocionais como parte do problema a ser solucionado.
Holístico (ou holista) é um adjetivo atribuído a quem procura entender os fenômenos e acontecimentos de uma forma global. É um termo que pode ser aplicado em várias vertentes do conhecimento, como na medicina, na psicologia, na ecologia e na educação.
2.
5 sinônimos de holístico para 1 sentido da palavra holístico: Que defende uma compreensão global dos fenômenos: 1 abrangente, globalizante, holista, integral, totalizante.
A visão sistêmica, que vai ganhando corpo no último século, procura ver na realidade as relações existentes entre cada parte com o todo. E o todo é sempre maior que a soma de suas partes. A visão holística procura intuir o sentido maior, o pulsar no aqui e agora da realidade que se nos apresenta.
O holismo no mundo corporativo Trata-se de uma maneira de enxergar uma empresa de forma macro, e não apenas como a união de áreas e partes que se juntam para realizar determinadas tarefas e trabalhos individuais.
Um dos aspectos mais importantes da abordagem holística é que, sendo um forma de encarar a realidade, seus conceitos podem ser aplicados às mais diferentes áreas do conhecimento. Ao mudar nosso olhar sobre o mundo, começamos a ver a possibilidades novas, impossíveis de serem visualizadas antes.
Para OREM (1980), o autocuidado é a prática de atividades que o indivíduo inicia e executa em seu próprio benefício, na manutenção da vida, da saúde e do bem- estar. Tem como propósito, as ações, que, seguindo um modelo, contribui de maneira específica, na integridade, nas funções e no desenvolvimento humano.
Humanização é o conjunto de valores, técnicas, comportamentos e ações que, construídas dentro de seus princípios, promovem a qualidade das relações entre as pessoas nos serviços de saúde.
A humanização é descrita, no campo da saúde, como uma aposta ético-estético-política. É uma aposta ética porque envolve a atitude de usuários, gestores e profissionais de saúde comprometidos e co-responsáveis. É estética porque se refere ao processo de produção da saúde e de subjetividades autônomas e protagonistas.
Humanização no ambiente de trabalho é a aplicação desse conceito no dia a dia das organizações, de forma que inclua as prioridades e interações. Significa, de forma resumida, investir em ações e ferramentas que aumentem o bem-estar no trabalho, fazendo os colaboradores se sentirem acolhidos durante sua rotina.
Em alguns casos, nota-se que o cuidado é tratado como uma atitude ou ação que deve ser realizada de forma humanizada, e é referido como "cuidado humanizado". Assim posto, o entendimento é de que o cuidado seja uma consequência da humanização, e, como tal, ela qualifica, adjetiva o cuidado, secundarizando-o.
Estudos mostram que os principais pontos de um atendimento humanizado, são: tratar cada paciente de forma individualizada e única; dispensar atenção e empatia com o caso, a situação; transmitir confiança, segurança e apoio para que o paciente possa ter melhor adesão ao tratamento proposto; esclarecer cada procedimento ...
No setor de saúde, a humanização é essencial para aumentar a eficácia do tratamento e a satisfação dos pacientes que, por sua vez, passam a dar mais credibilidade à instituição e, consequentemente, indicá-la para outras pessoas.