Foi construída por Edison em Appleton (Wisconsin, EUA). Podia alimentar 250 lâmpadas incandescentes de 50 watts. Usina hidrelétrica do Niágara, a primeira a gerar corrente alternada. Abriu caminho para transmitir eletricidade por grandes distâncias.
1889
O uso da força das águas para gerar energia é bastante antigo e começou com a utilização das chamadas “noras”, ou rodas d'água do tipo horizontal, que através da ação direta de uma queda d'água produz energia mecânica e são usadas desde o século I a.C..
Mas o que é considerada de fato a primeira usina hidrelétrica do país e da América Latina a fornecer energia elétrica para iluminação pública, a Marmelos-Zero foi instalada no rio Paraibuna, altura da cachoeira de Marmelos, em Juiz de Fora (MG). No início, em 1886, a idéia era ter iluminação a gás.
As usinas são construídas abaixo do nível das represas, já que, quanto maior for a profundidade, maior será a pressão exercida pela água. Quando as comportas são abertas, a água sai sob grande pressão. Sob as comportas são colocadas as turbinas, grandes máquinas cuja parte principal é uma roda imensa.
Durante as transformações de energia, a energia potencial é muitas vezes transformada em energia cinética e de volta à energia potencial. Durante qualquer tipo de transformação de energia, alguma energia é perdida para o meio ambiente.
Principais tipos de produção de energia elétrica