O termo “complexo fibrocartilagem triangular” descreve a relação anatómica e funcional próxima entre as estruturas cubitais do punho. A instabilidade da articulação entre o rádio e o cúbito é a lesão mais debilitante observada neste complexo.
Articulação do Cotovelo
A articulação do cotovelo é um gínglimo ou articulação em dobradiça. Possui três articulações: úmero-ulnar, entre a tróclea do úmero e a incisura troclear da ulna, úmero-radial, entre o capítulo do úmero e a cabeça do rádio e rádio-ulnar proximal, entre a cabeça do rádio e a incisura radial da ulna.
MÚSCULOS DO COTOVELO M. tríceps braquial porção longa (1), lateral (2) e medial: Ambos os tríceps e o ancôneo são extensores do cotovelo, o tríceps e de longe o mais potente dos dois. M. ancôneo (3): auxilia na extensão do cotovelo.
No cotovelo temos dois importantes ligamentos, o ligamento colateral medial (na parte de dentro do cotovelo) e o ligamento colateral lateral (na parte de fora). Juntos estes ligamentos conectam o úmero com a ulna e mantem a estabilidade do cotovelo.
Dr. Carlos Mattos – A epicondilite lateral, popularmente conhecida como “cotovelo do tenista”, está relacionada à dor na região do cotovelo em sua face lateral, onde são realizadas a supinação do antebraço e a extensão do punho e dedos.
O que fazer: Para curar a dor no cotovelo deve-se ficar de repouso, aplicar compressas geladas, tomar anti-inflamatórios, como o Ibuprofeno, receitados pelo médico ou fazer fisioterapia.