Cícero Romão Batista (Crato, 24 de março de 1844 — Juazeiro do Norte, 20 de julho de 1934) foi um sacerdote católico brasileiro. Na devoção popular, é conhecido como Padre Cícero ou Padim Ciço. Carismático, obteve grande prestígio e influência sobre a vida social, política e religiosa do Ceará bem como do Nordeste.
Foi ordenado padre em Fortaleza no ano de 1870. Realizou um trabalho pastoral, com pregações e visitas domiciliares. Conquistou a simpatia dos católicos. Foi punido pelo Vaticano, com a suspensão da ordem, acusado de manipulação da crença popular.
Crato, Ceará, Brasil
Recorda que velhos, homens, mulheres e crianças eram exemplados pessoalmente pelo Padre Cícero, com uma palmatória, quando erravam. Recorda-se, igualmente, das últimas palavras do Padre, quando morria, a 20 de julho de 1934: “Vou para o Céu. Rogai a Nossa Senhora por vós todos”. É o que tem feito.
20 de julho de 1934
Colina do Horto
Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Juazeiro do Norte, Ceará, Brasil
20 de julho de 1934
90 anos (1844–1934)
24 de março de 1844
24 de março de 1844
Dessa maneira, rapidamente ganhou a simpatia dos habitantes, passando a exercer grande liderança na comunidade. Paralelamente, agindo com muita austeridade, cuidou de moralizar os costumes da população, acabando pessoalmente com os excessos de bebedeira e com a prostituição no local.
O fanatismo religioso, o descontentamento e a situação de miséria da população pobre favoreceram a participação dos sertanejos no conflito. Sob a orientação e liderança do padre Cícero, acreditavam estar participando de uma espécie de "guerra santa" contra as forças do mal, representadas pelo governo federal.
Resposta. A revolta foi violenta, resultando em muitas mortes. O governo federal resolveu ceder, anulou a intervenção no governo cearense e devolveu o poder à família Acyoli.
A Revolta ou a Sedição de Juazeiro, foi um conflito popular ocorrido em 1914 durante a República Velha (1889-1930) na cidade de Juazeiro do Norte, no sertão do Cariri, Ceará. ... Nesse sentido, importante salientar a fusão que se estabeleceu entre o clero (igreja) e os fazendeiros do Ceará.
A Revolta ou Sedição de Juazeiro foi um confronto ocorrido em 1914 entre as oligarquias cearense e o Governo Federal provocado pela interferência do poder central na política estadual nas primeiras décadas do século XX.
Revolta de Juazeiro - Povo pega em armas sob ordens do Padre Cícero. Em 1914, o sertão nordestino foi novamente abalado por uma grande revolta popular de caráter religioso, ocorrida em Juazeiro do Norte, interior do estado do Ceará, e liderada pelo padre Cícero Romão Batista.
Porém, o líder religioso, juntamente a Floro Bartolomeu, tinha sob seu poder uma grande quantidade de jagunços que estavam preparados para a defesa da cidade e que chegaram até a invadir a capital do estado, Fortaleza. O resultado foi uma guerra entre coronéis e o Estado.