Raphael de Barros
Ruy Gallat de Menezes, “ O Pai da Fisioterapia Brasileira”.
A fisioterapia vem se constituindo como profissão na área da saúde, a partir do final do século XIX, integrando os saberes teóricos e práticos basicamente de três profissões anteriormente estabelecidas: a enfermagem, a medicina e a educação física.
Na década de 30 aqui no Brasil, os serviços de fisioterapia eram realizados por médicos denominados “médicos de reabilitação”. ... Somente em 1969, com o Decreto Lei 938 de 13 de outubro, as profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional foram regulamentadas.
Como surgiu a Reabilitação? Sabe-se que o interesse mundial pela Reabilitação ocorreu principalmente por: as duas grades guerras mundiais; processo acelerado de urbanização e industrialização, favorecendo a propagação de epidemias; aumento de acidentes de trabalho.
O interesse mundial pela reabilitação ocorreu por quatro acontecimentos históricos: duas Grandes Guerras, processo acelerado de urbanização e industrialização, propagação de epidemias e aumento de acidentes de trabalho.
A partir do século XX, a fisioterapia ganha um status de profissão a partir do momento em que as duas guerras mundiais deixam um alto número de pessoas com lesões e ferimentos graves que precisavam urgentemente ser inseridas na vida civil.
De acordo com o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, FISIOTERAPIA é uma ciência da saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas, na atenção básica, média ...
Por mais que alguns objetivos finais sejam comuns entre a massoterapia e a fisioterapia, o meio utilizado para a promoção da saúde é diferente, pois enquanto o massoterapeuta utiliza suas mãos como ferramenta, o fisioterapeuta pode também utilizar o recurso da massagem, mas é mais comum utilizar recursos físicos e ...
Somente no dia 13 de outubro de 1969, a profissão adquiriu seus direitos, por meio do Decreto-lei nº 938/69, no qual a Fisioterapia foi reconhecida como um curso de nível superior e definitivamente regulamentada.
É uma ciência da Saúde que estuda, diagnostica, avalia e trata o indivíduo portador de distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas.
Apesar de possuir conhecimentos sobre anatomia e fisiologia, já que estuda disciplinas como Desenvolvimento Embrionário e Tecidos e Biologia Celular, o fisioterapeuta não pode ser considerado um médico. Entretanto, esses dois profissionais precisam atuar em conjunto para atender aos pacientes de forma mais completa.
Conheça as áreas de atuação da Fisioterapia, suas especialidades e como se tornar um profissional
A Fisioterapia Traumato-Ortopédica é uma das áreas mais conhecidas dentro da profissão. O profissional que escolhe atuar nesse segmento trabalha, principalmente, no tratamento de doenças e traumas envolvendo ossos, músculos e articulações.
Fisioterapeuta: R$ 2.
Nas duas você atua com pessoas diretamente, na nutrição pode ser que faça trabalhos internos ou teóricos, na fisioterapia já é mais difícil. Pode trabalhar com consultas particulares nos dois casos. Nas duas pode trabalhar apenas com crianças, apenas com adultos, com publico especial e etc.
Enquanto os enfermeiros cuidam das pessoas, os biomédicos se dedicam a pesquisas, a fim de fornecer os insumos necessários para o tratamento de doenças. Então, a principal diferença entre Enfermagem e Biomedicina vem da própria rotina de cada profissão. A base do trabalho de enfermeiros é prestar assistência médica.
Além de atividades práticas em laboratórios, quem estuda biomedicina tem aulas sobre interpretação de exames diagnósticos. O curso de Farmácia, por sua vez, tem disciplinas mais focadas na saúde da população.