Clique em Inserir > Gráfico. Clique em Pizza e então clique duas vezes no gráfico de pizza desejado. Na planilha que aparecer, substitua os dados de espaço reservado por suas próprias informações.
Para isso selecione todos os dados da planilha, vá na Guia Inserir e no grupo Gráficos escolha Gráfico de Pizza:
Gráficos de Pizza: facilitam a comparação de proporções. Cada valor é mostrado como uma fatia da pizza, por isso é fácil ver quais valores compõem a porcentagem de um todo, ou visualmente a maior fatia.
Para acrescentar a porcentagem é necessário clicar em uma das barras do gráfico, selecionar o símbolo de + que aparece logo ao lado, ir até a opção Rótulos de Dados e selecionar a opção Base Interna.
Divida o número de resultados específicos pelo número total para encontrar as frações dos dados. Por exemplo, caso queira encontrar a fração de dias ensolarados, divida 30 por 100 para obter 0,3.
Construção do gráfico de setores Para construir o gráfico de setores, basta fazer a tabela com as frequências relativas em porcentagem e, depois, utilizar essas porcentagens para descobrir o ângulo de cada um dos setores circulares do gráfico. Para isso, usa-se a regra de três.
Como calcular Vamos somar a essa parcela os juros. Para isso, é preciso dividir os 7% pelos 12 meses do ano (como é porcentagem, em vez de 12, usamos 12 x 100) para encontrar os juros de cada mês. Então, 7% divididos por 1200 = 0,0058333% de juros ao mês. Agora é só pegar R$ 200 mil x 0,00583 = R$ 1.
A amortização é feita da seguinte forma: cada vez que você paga uma parcela a mais, ela é descontada do final do financiamento e não da próxima parcela. Imagine, por exemplo, que você está na 28ª prestação de um financiamento feito em 48 vezes. E, com o dinheiro extra, você decide adiantar outras 10 parcelas.