Francis Bacon foi um filósofo, político inglês e um dos fundadores do método indutivo de investigação científica, o qual estava baseado no Empirismo. Seus estudos contribuíram para a história da ciência moderna.
O Racionalismo ainda utiliza o método dedutivo para o raciocínio lógico, quando se parte de um conhecimento genérico para se obter um mais específico. Já o Empirismo utiliza o método indutivo, partindo de um conhecimento específico a fim de obter um de maior abrangência.
A abstração é a operação mediante a qual alguma coisa é escolhida como objeto de percepção, atenção, observação, consideração, pesquisa, estudo, etc. ... Segundo Aristóteles, o processo todo do conhecimento pode ser descrito com ela; sendo que Tomás de Aquino reduz todo o conhecimento intelectual à operação de abstrações.
A abstração reflexiva, que pode ser pseudo-empírica ou refletida (e que é distinta da abstração empírica), "constitui um dos motores do desenvolvimento cognitivo e um dos processos mais gerais da equilibração" (PIAGET, 1977, p. 303). ... O processo de abstração reflexiva (réfléchissement) ocorre sempre em dois momentos.
O conhecimento abstrato é o conhecimento próprio do indivíduo ou do sujeito que conhece na sua relação com uma manifestação definida ou particular da vontade. ... Ele só os reconhece enquanto coisas particulares, isto é, ele conhece dos objetos apenas as suas relações.
De maneira bem simplificada, eu diria que a abstração é uma forma de trazer algo que tem uma certa profundidade e/ou complexidade para uma camada mais simples e de fácil acesso, ou seja, o que realmente importa dentro de um determinado contexto.