EXPECTUSS® é indicado para o tratamento das doenças broncopulmonares (brônquios e pulmões) agudas e crônicas para facilitar a expectoração (soltar o catarro do peito) quando houver acúmulo de secreção.
Remédios caseiros para soltar o catarro
Principais sintomas
Xarope de mel com agrião, xarope de verbasco e anis ou xarope de alteia com mel são alguns remédio caseiros para a expectoração, que ajudam na eliminação do catarro do sistema respiratório.
A eliminação do pigarro na garganta pode ser feita de diferentes maneiras. A mistura de água com meia colher de chá de sal para gargarejo é uma delas. Neste caso, a água salgada ajuda a diluir o muco, ficando, assim, mais fácil se livrar dele. Misturar pó de gengibre e mel é outra opção interessante.
O interior das narinas é revestido pela mucosa nasal, cuja principal função é produzir uma secreção transparente para barrar a entrada de corpos estranhos, como bactérias e poeira, no corpo. A maior parte dessas impurezas é retida pelo muco, que vai ficando mais espesso.
“O catarro é uma secreção que se forma no interior das vias aéreas ou do pulmão após uma infecção. Na realidade, é material purulento (com pus) que está sendo expelido pela pessoa”, afirma o especialista.
Não, desde que o catarro seja seu. É que o catarro de outra pessoa (assim como outros fluidos humanos, tipo pus e sêmen) carrega vírus e outros microrganismos que podem causar doenças se sobreviverem ao ácido do estômago e às enzimas pancreáticas. Ou seja: não saia por aí comendo catarro alheio!
Ainda que no meio social eliminar o catarro não seja um indicativo de boas maneiras, Barros aconselha às pessoas a expelir o muco sempre que as circunstâncias forem favoráveis. "Quando se escarra, há a certeza de que a infecção está sendo colocada para fora do organismo.
O muco intestinal é produzido naturalmente pela mucosa do intestino. Acontece como uma secreção gelatinosa, amarelada ou branca, produzida diretamente pelo cólon. O objetivo principal é proteger e também lubrificar o trajeto das fezes, facilitando a sua eliminação.
Cutucar o nariz: segundo Scott Napper, professor de bioquímica da Universidade de Saskatchewan, comer o muco do nariz pode estimular o sistema imunológico por meio de pequenas e inofensivas quantidades de germes no corpo. Para ele, o excesso de higiene tem levado ao aumento de alergias e doenças autoimunes.