Variação linguística regional (diatópica) Este tipo de variação ocorre porque diferentes regiões têm diferentes culturas, com diferentes hábitos, modos e tradições, estabelecendo assim diferentes estruturas linguísticas.
O conceito de monitoramento linguístico advém dos primeiros estudos sociolinguísticos e se configura pela marca de fala ou escrita que caracteriza a variação. Esse ato de variar uma ou várias expressões linguísticas, ou seja, monitoramento, também recebe outras designações como registro, estilo ou monitoração.
"É importante compreender as variações linguísticas para melhor usar a lingua em diferentes situações. Utilizar a língua como meio de expressão, informação e comunicação requer o domínio dos diferentes contextos de aplicação da língua. ... O regionalismo ocorre quando há um grupo particular de elementos linguísticos em uma.
É importante observar que toda variação linguística é adequada para atender às necessidades comunicativas e cognitivas do falante. Assim, quando julgamos errada determinada variedade, estamos emitindo um juízo de valor sobre os seus falantes e, portanto, agindo com preconceito linguístico.
Devemos tratar a variedade linguística como algo natural, que não existe uma variedade melhor que a outra. Cada pessoa fala de um jeito diferente e isso é natural, devido ao ambiente que vivem, as pessoas que têm contato, a região, etc. As variedades linguísticas apresentam a diversidade que uma mesma língua possui.
Resposta. Resposta: Carolina, pois ela possui uma fala mais "informal".