Folívoros: animais que se alimentam de folhas. Exemplos: coelho, jacu-cigano, bicho preguiça, coala, iguana. Frugívoros: animais que se alimentam de frutas. Exemplos: tucano, sanhaço, araçari, morcego, anta, gambá.
A relação ecológica em que um animal come um vegetal é chamada de herbivoria. Como exemplo de animais herbívoros, podemos citar o boi, veado, gafanhoto, borboletas, zebras, elefantes, girafas, entre outros. A girafa é um herbívoro, pois se alimenta apenas de vegetais.
Em geral, os animais rizófagos são insetos – principalmente em fase larval – e roedores. Com certa frequência, estes animais atacam as culturas de cenouras, acelga, rabanetes, batatas e outros tubérculos.
O tomate não representa risco à saúde dos cachorros. O fruto é rico em licopeno, um agente antioxidante e anticancerígeno maravilhoso, além das vitaminas A, B e C, e os sais minerais como o fósforo, potássio, cálcio e magnésio, que ajudam no desenvolvimento de dentes, músculos e ossos.
Mas existem outros pequenos mamíferos com reputação de comilões: os musaranhos. Por norma, este pequeno animal, que parece quase um ratinho, come a cada duas ou três horas e consome cerca de 80% a 90% do seu peso. Na mesma família, o musaranho pigmeu pode comer até 125% do seu peso corporal.
Conheça 7 animais que comem quase que exclusivamente um tipo de comida