O Ministério da Educação (MEC) ratifica que os documentos do Prouni podem ser apresentados pelo próprio candidato e, também, por membros do grupo familiar. O órgão alerta que coordenadores das instituições de ensino não podem exigir que a documentação seja autenticada em cartório, nem mesmo as cópias.
Se mora sozinho e não depende de renda dos pais informe isso na composição familiar. 8- Como posso comprovar que dependo do meu cônjuge ou companheiro, mas não somos casados? Resposta: Apresentar declaração oficial de união estável e os documentos de renda que comprovem a renda familiar.
Documentos de identificação do candidato e dos membros do grupo familiar
Quais são os documentos que preciso apresentar para conseguir a bolsa do ProUni?
Caso não consiga acessar a página com o resultado da lista de espera do ProUni, há duas alternativas onde você pode conferir se foi selecionado:
Para descobrir se você foi aprovado no ProUni 2021, acesse o site do ProUni na data de divulgação da primeira chamada. Para saber se você foi aprovado, faça o seguinte passo a passo: Acesse o site oficial do ProUni. A tela seguinte irá mostrar as duas opções de curso escolhidas pelo candidato.
Os bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni) devem comparecer ao Atendimento CRA para assinatura do Termo de Atualização de Usufruto da Bolsa ProUni. O procedimento é um requisito do Ministério da Educação para a manutenção da bolsa e é obrigatório para todos os alunos bolsistas.
A Assistência Social prestada, pela Instituição, através da concessão de bolsa(s) de estudos, concedidas por mês, permite aos alunos escolherem os valores de seus investimentos mensais, conforme suas necessidades financeiras e possibilidades de pagamento.
O Sisprouni é um sistema informatizado do Prouni que contém todas as informações sobre os bolsistas e das instituições de ensino que participam do programa.
1) Ficha de Inscrição do PROUNI do CANDIDATO PRÉ-SELECIONADO: ao terminar a inscrição no site do Prouni o candidato pré-selecionado tem a opção de imprimir a ficha de inscrição do Prouni, esta ficha deverá ser entregue junto com a documentação (a ficha possui duas páginas, ambas devem ser entregues).
O declarante que tem um dependente bolsista deve informar o rendimento da bolsa. A informação deve ser declarada na ficha 'Rendimentos Isentos e Não-Tributáveis'. Caso o dependente tenha recebido um valor anual superior a R$ 40 mil, ela precisará fazer uma declaração à parte e informar os valores recebidos.
Para iniciar sua inscrição no ProUni você vai precisar acessar o site oficial do ProUni e clicar em “Fazer a inscrição”. A opção de inscrição só estará disponível durante o período preestabelecido no cronograma.
Acesse o site de inscrição do Prouni e clicar em "Fazer inscrição": http://siteprouni.mec.gov.br; Informe o seu número de inscrição e a senha cadastrada no Enem 2019; Pesquise quais são as instituições e os cursos com ofertas disponíveis.
Para fazer a inscrição o estudante deverá acessar o site oficial do programa, http://prouniportal.mec.gov.br/ ;
Criado em 2004, o ProUni oferece bolsas de estudos de 50% ou 100% da mensalidade em faculdades particulares. O ProUni acontece duas vezes por ano: uma no primeiro e outra no segundo semestre. No primeiro semestre, ele será realizado em apenas uma etapa, com inscrições entre 31 de janeiro e 3 de fevereiro.
Como a nota do Enem é usada para conseguir bolsa no ProUni? O processo seletivo do ProUni é totalmente informatizado. Durante o período de inscrição o candidato deve acessar o site do programa e informar seu número de inscrição e senha do Enem. O sistema recupera automaticamente a nota obtida no Exame.