Ana Terra é uma personagem que integra o primeiro volume da trilogia O Tempo e o Vento, obra-prima do escritor brasileiro Érico Veríssimo, protagonista do primeiro drama por que passa a família de pioneiros gaúchos na saga histórica e regionalista que se desenvolve onde hoje é o território do Rio Grande do Sul.
Ana Terra é a matriarca da família Terra Cambará, nasceu na capitania de São Paulo e grande parte da sua juventude viveu na estância de seus pais.
O Continente1949
Rodrigo Terra Cambará decide voltar a sua terra-natal, Santa Fé, após ter ido estudar medicina em Porto Alegre. Nesse segundo romance da trilogia acompanha-se a decadência social de Santa Fé na passagem para o século 20 causada por interesses e jogos políticos.
Érico Veríssimo
Bibiana – Neta de Ana Terra, mulher do capitão Rodrigo Cambará. Como a avó, Bibiana é a mulher generosa, sólida, sofrida. Capitão Rodrigo – Encarna o código de honra do gaúcho, mediante os atributos de coragem, impetuosidade, machismo, violência física e um relativo conceito de moral.
Bibiana Terra é uma protagonista que vê a guerra dos farrapos como uma tristeza, temia os conflitos e as guerras em geral. Bibiana ainda lida com a morte de seu amado Rodrigo, que falecera durante a guerra, por meio do alívio.
Cruz Alta, Rio Grande do Sul, Brasil
O Tempo e o Vento é uma série literária de romances históricos do escritor brasileiro Erico Verissimo....
Em 1973, Luis Fernando Verissimo publicou O Popular, uma coletânea de textos já publicados nos jornais onde trabalhou.
Érico Veríssimo
Ana Terra morava num rancho, com seus Pais Maneco Terra e d. Henriqueta e seus dois irmãos Antônio e Horácio. Eles moravam muito longe da cidade e tinham uma vida dura, sofrida e voltada para o trabalho pesado no campo.