Incentivada pelos reis católicos, Fernando e Isabel, a Expansão Marítima Espanhola iniciou-se em 1492 e levou Colombo à América. Compartilhe!
Enquanto Portugal buscou contornar a costa da África para chegar às Índias, a Espanha tinham planejado navegar a oeste no Atlântico. Os espanhóis financiaram a expedição de Cristóvão Colombo que, em 12 de outubro de 1492, chegou à ilha de Guanaani, acreditando ter encontrado as Índias.
Gabarito Comentado 8a Questão (Ref.: Fórum de Dúvidas (5) Saiba (1) Que famoso navegador se apresentou aos reis espanhóis com um plano de viagem marítima? Qual era seu objetivo? ... Fernão de Magalhães; completar a primeira viagem de circum-navegação. Hernán Cortés; desejava colonizar a América.
A expansão marítima espanhola favoreceu a conquista de colônias e o fortalecimento da Coroa Espanhola. Ao contrário de Portugal, os espanhóis tiveram de resolver vários problemas relacionados ao processo de formação de sua monarquia nacional, para só então empreender a aventura pelos mares.
História da América. Cristóvão Colombo foi o famoso navegante genovês conhecido por liderar a expedição enviada pela coroa espanhola que resultou na chegada dos europeus ao continente americano, em outubro de 1492.
Enquanto isso, os colonos europeus começaram a plantar os alimentos cultivados pelos indígenas, como o milho, a batata, a abóbora, a abobrinha, o amendoim e o tabaco. Os europeus trouxeram para a América plantas como a cana-de-açúcar e o café, descobrindo que elas se desenvolviam bem no novo continente.
O continente americano foi colonizado principalmente por portugueses, ingleses, espanhóis, franceses e holandeses. Porém, o processo de colonização aconteceu de forma distinta entre os países do continente.
Os colonizadores europeus quando chegaram à América, encontraram inúmeros povos que ocupavam o território do continente há milhares de anos. Estes povos posteriormente foram denominados povos pré-colombianos. Dentre os vários povos pré-colombianos, três se destacaram pela organização e desenvolvimento social.
Diferentemente de grande parte da América Latina, que foi colonizada pelos espanhóis e os portugueses, a América Anglo-saxônica foi colonizada pelos ingleses e franceses. Esses últimos desenvolveram uma colonização diferente na maior parte de suas colônias.