Héstia, filha de Zeus e Cibele, era a divindade que representava o fogo das lareiras, ou seja, as famílias das cidades e das colônias. Héstia é relacionada na mitologia romana como a deusa Vesta, sendo muito respeitada por todos os deuses e mortais.
Simboliza o eterno combate pela liberdade e o conhecimento. Para os antigos gregos, a conquista do fogo estava intimamente ligada à luta pela liberdade. Basta ver como eles contavam a história do domínio do fogo — num dos mais poderosos mitos já criados pelo homem.
Prometeu (em grego: Προμηθεύς, transl.: Promēthéus, "antevisão"), na mitologia grega, é um titã (da segunda geração), filho de Jápeto (filho de Urano; um incesto entre Urano e Gaia) e irmão de Atlas, Epimeteu e Menoécio.
Vesta, filha de Saturno e Cibele, era a deusa dos laços familiares, simbolizada pelo fogo da lareira. ... Suas sacerdotisas eram chamadas de vestais e tinham um voto de castidade, além de ter que servir Vesta durante trinta anos.
Ceres
525,4 km
Nesta definição, Ceres não é um planeta pois não domina sua órbita, compartilhando-a com milhares de outros asteroides no cinturão de asteroides e constituindo apenas um terço da massa do cinturão.
O mito tem funções determinadas nas sociedades antigas e primitivas. Inicialmente, ele serve para acomodar e tranquilizar o homem num mundo perigoso e assustador, dando-lhe segurança. O que acontece no mundo natural passa a depender, através de suas ações mágicas, dos atos humanos.
O Mito Prometeu é, portanto, a baliza de tempo que assinala o exato momento em que a humanidade apropria-se do conhecimento. Imagine, no seu dia a dia, ter de preparar alimentos que exigem cozimento sem usar o fogo e micro-ondas. ... Assim, Zeus, o soberano do Olimpo, puniu Prometeu acorrentando-o ao Cáucaso.
Antes de enviá-la à Terra, entregou-lhe uma caixa, recomendando que ela jamais fosse aberta. Dentro dela, os deuses haviam colocado um arsenal de desgraças para o homem: a discórdia, a guerra, a inveja, a dor e todas as doenças do corpo e da mente. Lá embaixo, no fundo do pacote, ia um dom oculto: a esperança.
Segundo o mito hesiódico, são cinco as raças do homem: a raça de ouro, a raça de prata, a raça de bronze, a raça de heróis e a raça de ferro.
A criação do mundo Na mitologia grega o mundo foi feito pelo Caos. Ele vivia num ambiente de trevas, vazio, sem nada, então resolveu criar Gaia, a Mãe Terra, Eros (o amor), Nyx (a noite), e o Tártaro (profundezas da terra). Gaia, por sua vez, criou Urano, que representava o céu.
Na mitologia grega, houve cinco idades dos homens: a Idade do Ouro, que viveu na época que Cronos era rei dos deuses, a Idade da Prata, criada pelos deuses do Olimpo e destruída por Zeus porque eles não queriam adorar os deuses, a Idade do Bronze, criada por Zeus, quando usavam-se instrumentos de bronze e não se ...
Resumo sobre a Idade dos Metais A Idade dos Metais foi o último período da Pré-Histórica e teve como característica principal o uso de metais na fabricação de utensílios, ferramentas e armas. Os metais usados foram: cobre, bronze e ferro.
Idade Moderna
Estações do ano no Hemisfério Sul – 2020