Quem A Deusa Gaia?

Quem a deusa Gaia

Gaia é a deusa da Terra ou simplesmente Mãe-Terra nas mitologias gregas e romana. Segundo o poeta Hesíodo, Gaia é a personificação do mundo se formando. É a própria Terra divinizada. Por tudo isso, Gaia é a base de todas as outras coisas que vieram depois dela. Surgida do Caos, ela é a origem de tudo, a fonte de toda a matéria: do céu, das montanhas e dos mares.

Mito de Gaia

Fontes:  Hipercultura, Infoescola.

Veja a lista de cursos que o Astrocentro disponibiliza para você absorver o que há de melhor e mais confiável no ramo esotérico.

De estudante para estudante

De estudante para estudante

Nutrindo tanto ódio do marido, Gaia entregou a Cronos uma foice e pediu que o filho tomasse uma atitude e se vingasse das atrocidades de Urano. Com essa foice, Cronos castrou seu próprio pai aplicando um golpe certeiro.

Algumas gotas de sangue caíram no mar. Da espuma gerada por uma onda nasceu Afrodite, deusa do amor e da beleza. Diz a lenda que Cronos, após mutilar seu pai, atirou a foice no mar. Onde a arma caiu surgiu a ilha de Corfu, próxima à costa noroeste da Grécia. De acordo com a Teogonia de Hesíoso, é nesse momento que se inicia o reinado de Cronos.

Por conseguinte, a Mãe-Terra deu à luz enormes criaturas ferozes e muito fortes, as Melíades e seres que personificam a vingança. Algumas gotas que caíram no mar se misturaram à espuma e deram origem à deusa do amor e da beleza.

Curiosidades

Feche os olhos e respire profundamente. Imagine que brotam raízes de seus pés  que absorvem a energia da terra. Estabeleça sua conexão com Gaia e peça que ela esteja sempre disponível para trazer-lhe saúde, revigoração e transformação. Respire de forma profunda, novamente, e imagine que seus pés voltaram à forma original. Agradeça à Deusa Gaia pelas energias revigoradas e sinta a intensidade de suas ações sobre seu corpo.

Diz a lenda que, após mutilar o pai, Cronos atirou a foice no mar e formou Ilha de Corfu, próxima à costa noroeste da Grécia e, de acordo com a Teogonia de Hesíodo, nesse momento que inicia-se o reinado de Cronos.

Missão Gaia

Missão Gaia

Na cultura Wicca e no Paganismo em geral, a Deusa Gaia nos ensina a viver em abundância, felizes, fartos e nutridos no amor, o contrário do que prega a maioria das outras religiões onde o foco é a culpa, escassez e sofrimento.

Mas há outro aspecto de Gaia que pouca gente conhece: ela era também uma divindade funerária. Da mesma forma que Gaia gera, dando início a todo o ciclo da vida, ela também tem papel central no encerramento desse ciclo. Segundo o escritor romano Cícero, os gregos adotaram a prática de enterrar os mortos, em vez de cremá-los, para assegurar o retorno ao seio materno. No caso, a Mãe-Terra, Gaia.

Sem dúvida alguma, Gaia era uma deusa muito importante para os gregos antigos. Por isso, para homenageá-la, eles dedicavam a ela diversas cerimônias.

Como cultuar a Deusa Gaia

Ademais, a Mãe-Terra também dedicava seu tempo a serviços funerários, uma vez que ela importante para todo o ciclo da vida, ou seja, desde a criação até o fim desse ciclo.

Outra versão do mito diz que Urano enviava seus filhos para Tártaro, conhecido como Mundo Inferior ou Quintos dos Infernos. De qualquer forma, podemos deduzir que essas criaturas não conviviam com os demais seres e foram reclusos no interior da Terra. Fato que gerou uma pequena crise familiar.

A lenda de Gaia e Urano

Além disso, o poema Teogonia de Hesíodo, também conhecido como a Genealogia dos Deuses, vai adiante na relação familiar desses deuses primordiais, já que apresenta Gaia e Urano como casal, apesar de ele ser seu filho.

Você sabe o que é a Wicca? Assista ao vídeo abaixo em que Brendam Orin, tarólogo do Astrocentro e sacerdote Wiccanicano explica sobre essa religião baseada nas práticas pagãs da Europa.

Em homenagem à deusa grega, a Teoria de Gaia (também conhecida como Hipótese de Gaia) foi criada pelo cientista britânico James E. Lovelock. Nela o cientista descreve o planeta Terra como um organismo vivo, que apresenta algumas características como a atmosfera com química e a capacidade para manter e alterar suas condições ambientais - o que não acontece com outros planetas do sistema solar.

Símbolos da Deusa Gaia

Após surgir do nada, Gaia gerou sem fertilização, de forma espontânea, três filhos: Urano, Óreas, e Céu e Ponto. Gaia fez de seu Urano seu marido e dessa relação nasceram os 12 titãs: Têmis, Febe, Tétis, Mnemosine, Teia e Reia, do lado feminino; e Crio, Hiperião, Jápeto, Ceos, Oceano e Cronos, do lado masculino.

O golpe foi certeiro. O sangue jorrou do ferimento e caiu sobre Gaia, fertilizando-a mais uma vez. Assim nasceram os Gigantes, seres colossais e indomáveis. Também nasceram as Erínias, divindades que personificavam a vingança. Além das Melíades, as ninfas do freixo.

Mãe e filhos passaram a odiar o pai, diante de tanta crueldade. Mas, mesmo temendo por ajuda, somente o último de seus filhos lhe atendeu: Cronos, o Titã do tempo, cujo deus romano equivalente é Saturno.

Últimos

Últimos

A primeira delas foi o ódio dos filhos e, evidentemente, da mãe. Diante de tamanha crueldade, Gaia clamou a seus filhos por ajuda. E só foi atendida pelo último filho a nascer: Cronos, o Titã do tempo. O deus romano equivalente a Cronos é Saturno.

O culto de Gaia atravessou as décadas e se faz presente ainda nos dias atuais. Entretanto, passou por transformações com o tempo, e grande parte dos elementos da cultura grega não integram seu culto hoje.

No geral, sua mitologia está associada ao relacionamento com Urano, pois o deus do Céu costumava lançar os filhos ao Mundo Inferior. No entanto, Gaia protegia seus filhos acima de tudo, então, decidiu se juntar a Cronos para punir a crueldade do marido. Desse modo, o entregou uma foice mágica e o enviou para se vingar.

Como surgiu Urano e Gaia?

Segundo a Teogonia, de Hesíodo, Urano foi gerado por Gaia (a Terra), nascida do Caos original e mãe também das Montanhas e do Mar. Da posterior união de Gaia com Urano, nasceram os Titãs, os Ciclopes e os Hecatonquiros. Por odiar os filhos, Urano encerrava-os no corpo de Gaia, que lhes pediu que a vingassem.

Como surgiu a deusa Gaia?

Mitologia. Gaia, a segunda divindade primordial segundo a mitologia grega, surgiu apenas depois de Caos, representando a Terra. Com uma enorme potencialidade geradora, Gaia gera pontos, montanhas e seu principal filho e posterior esposo, Urano. Com Urano, que representa os céus, Gaia tem vários filhos.

Qual a origem do sobrenome Gaia?

Sobrenome de origem geográfica, tomado da Vila Nova de Gaia, Portugal (Antenor Nascentes, II, 120). Do latim gaia, gaias: insígnia de vitória, que se dava aos vencedores (Anuário Genealógico Latino, V, 54). Rheingantz registra mais 2 famílias com este sobrenome nos sécs. ...

Qual é a diferença entre mito e filosofia?

Enquanto a filosofia baseia-se na razão e lógica para embasar os estudos e reflexões sobre a existência humana, o conhecimento, os valores morais e estéticos, e os pensamentos, o mito recorre a esclarecimentos apoiados em crenças e narrativas atreladas aos fenômenos da natureza para compreender a origem das coisas.

Qual a origem do termo filosofia e qual o seu significado?

Tanto é que a palavra Filosofia, cuja origem é atribuída a Pitágoras, é a junção de “philo” (amizade ou amor fraterno) e “sophia” (sabedoria). Ou seja, a palavra, em seu sentido literal, significa amor pelo saber.