1º Versículo: Se tu anda com os sábios, então… Se tuas companhias forem boas, elas certamente somarão coisas edificantes para a tua vida, mas quem se mistura com porco farelo come… Neste caso, você mesmo(a) demonstrará ser uma pessoa sábia, pois pessoas boas e sábias tendem a te influenciar para o bem.
Das lições simples da infância, o respeito aos mais velhos permanece na memória. Sabedoria que transborda a quem queira dar ouvidos, os ensinamentos gratuitos passam de uma geração a outra, sem que a bancada da universidade se faça necessária.
Provérbios 13:20 Quem anda com os sábios será sábio, mas quem anda com os tolos acabará mal.
Provérbios, ou ditados populares, são frases e expressões que transmitem conhecimentos de geração em geração, passados de pais para filhos. Muitos desses provérbios têm a sua origem na antiguidade, nas passagens bíblicas, além de serem mensagens de sabedorias de muitos povos.
Os Provérbios servem para podermos entender a sabedoria e o caminho da vida de forma clara e mais objetiva. Ensina-nos a caminhar com menos erros, de uma forma mais leve e mais prática. Provérbios não é nenhum livro de auto-ajuda, nem receita de bolo testada.
O livro é um exemplo da tradição sapiencial bíblica e levanta questões sobre valores, comportamento moral, o significado da vida humana e uma conduta direita. O tema recorrente é que "o Temor a Deus — a submissão à vontade de Deus — é o princípio da sabedoria".
Utopia é o termo criado por Thomas More (viveu entre 1480 e 1535) e idealizou em seu livro UTOPIA a sociedade perfeita – surgindo a partir daí a ideia de uma sociedade igualitária.
Como Agur (Pv 30), ninguém sabe mais do que o texto bíblico apresenta sobre este tal rei Lemuel, cujo nome significa em hebraico "dedicado a Deus". Há uma lenda judaica que identifica Lemuel como Salomão, sendo este trecho bíblico um aviso de sua mãe, Bate-Seba, para ele em seu ofício. ...
Jaque é mencionado na Bíblia como o pai de Agur, autor de diversos provérbios destinados a Itiel e Ucal (Pv 30:1). Não se sabe mais nada a respeito dele.
Ao longo de oito capítulos, os Cantares de Salomão trazem poemas líricos de amor, escrito para exaltar as virtudes do casamento, e do amor entre o marido e sua esposa. O casamento é claramente um propósito de Deus, uma bênção para a humanidade.