Esporulação ou esporogênese. É o processo pelo qual alguns gêneros de bactérias, como Bacillus e Clostridium, formam esporos quando estão em condições críticas para sua sobrevivência.
Os microrganismos indicadores são grupos ou espécies que, quando presentes em um alimento, podem fornecer informações sobre a ocorrência de contaminação de origem fecal, sobre a provável presença de patógenos ou sobre a deterioração potencial do alimento, além de poderem indicar condições sanitárias inadequadas durante ...
Outros microrganismos também utilizados como indicadores são Staphylococcus aureus, Clostridium perfringens e Clostridium botulinum que são importantes em toxinfecções de origem alimentar, por produzirem toxinas.
Para um microrganismo ser considerado um indicador ideal, são necessárias algumas características, como ser aplicável a todos os tipos de água, ter uma população mais numerosa no ambiente que outros patógenos, sobreviver melhor que os possíveis patógenos, possuir resistência equivalente a dos patogênicos aos processos ...
Os microrganismos considerados indicadores de contaminação em águas minerais, são: coliformes totais, coliformes fecais e/ou Escherichia coli, clostrídios sulfito redutores a 46ºC, enterococos, Pseudomonas aeruginosa e a contagem de bactérias heterotróficas.
Os principais microrganismos presentes na água e em alimentos contaminados e responsáveis pelas numerosas doenças são Salmonella spp., Shigella spp., Escherichia coli, Vibrio cholerae, dentre outros.
As bactérias que causam doenças aos seres humanos são chamadas de patogênicas. Entre os exemplos, a Mycobacterium tuberculosis causa a tuberculose e a Escherichia coli causa cistite (infecção urinária). Elas fazem parte do grupo das “bactérias ruins”.
É divida em 3 classes distintas: • Patogênicos: são aqueles que causam doenças, infecções e intoxicações alimentares. Deteriorantes: são os que estragam os alimentos, mudando sua cor, textura, aparência, odor e sabor.
Evitar o consumo de refeições cruas ou mal cozidas, principalmente aquelas que contêm carne ou derivados; Lavar as mãos e pulsos antes do preparo de qualquer refeição; Manter os cabelos sempre presos e a barba aparada na hora de cozinhar; Não utilizar água ou alimentos de procedência duvidosa ou desconhecida.
Deve-se escovar bem os dentes com pasta de dente fluoretada, usar o fio dental, escovar a língua também e pode-se usar um enxaguatório bucal a noite, após escovar os dentes, antes de dormir. Mas tudo isso deve ser feito sob a supervisão do dentista, pois existem bocas e bocas.
A chave para produzir alimentos seguros, é produzir alimentos microbiologicamente estáveis, ou seja, é necessário certificar-se que nenhum microorganismo do alimento irá se multiplicar até doses infecciosas. É importante que estejam inativados e que não haja toxinas.
Com relação as plantações que são os alimentos provenientes da terra, são necessários uma série de cuidado, o momento pré plantação é importantíssimo, é o momento de arar a terra, fatores como adubação também são de suma importância, bem como a retirada de ervas daninhas.
Roupas limpas e sapatos fechados devem compor o uniforme do manipulador de alimentos além da proteção completa para os cabelos. O uso de roupas adequadas, além de causar uma boa impressão, previne acidentes de trabalho e diminui o risco de contaminação de alimentos.
5 dicas para manipular alimentos com higiene