Tanto os detergentes como os sabões diminuem a tensão superficial da água e são denominados genericamente de surfactantes, porque as moléculas desses materiais se colocam entre as moléculas de água e diminuem a tensão superficial.
A água é uma molécula polar, enquanto que o detergente possui parte de sua molécula polar e parte apolar. O óleo é uma molécula apolar. Por isso, quando misturamos esses três componentes podemos observar que parte do detergente se mistura com a água ( a parte polar do detergente). Chamamos essa mistura de micela.
Tensão superficial é um efeito físico que ocorre devido a coesão entre as moléculas de água na superfície,ela se caracteriza por fazer a superfície da água parecer uma película. A tensão superficial é resultado das ligações de hidrogênio (ponte de hidrogênio). Exemplo disso é quando um inseto pousa e/ou anda na água.
No método de contagem de gotas, calcula-se a tensão superficial fazendo-se uma relação entre o número de gotas geradas por um volume fixo da amostra, medido em uma bureta, e o número de gotas gerado pelo mesmo volume de água.
Capilaridade é a subida (ou descida) de um líquido através de um tubo fino, que recebe o nome de capilar. Esse fenômeno é resultado da ação da interação das moléculas da água com o vidro (considerando que o tubo é de vidro). ... Desse modo, o líquido fica "grudado" na parede.
A tensão superficial diminui com o aumento da temperatura pois que a agitação térmica das moléculas diminui as forças de atracção. ... As substâncias apolares, como os detergentes e os sais biliares, interferem com as forças de coesão, baixando a tensão superficial.
Alguns animais conseguem andar sobre as águas e não tem nada de mágica nisso. ... Os insetos aquáticos, aranhas e outros insetos conseguem andar e pousar na superfície da água devido à uma característica física da água: a tensão superficial. A tensão superficial da água é resultado das forças entre as moléculas de água.
basilisco
Pinguins são aves que não podem voar, mas podem atingir 25 kms debaixo d'água. Eles têm nadadeiras no lugar de asas e são excelentes mergulhadores. Por terra, os pinguins andam bamboleando em posição ereta ou deslizam de barriga se as condições de neve permitirem.
Há muitos anos foi descoberto um modo de andar sobre a água. ... Andar sobre a água só é possível se você adicionar uma grande quantidade de pequenas partículas de sólidos. A maneira mais fácil de fazer isso é adicionar farinha de milho. O líquido resultante tem propriedades estranhas.
Resposta. Resposta: O fato é que ao se sentir ameaçado, ao invés de fugir para a floresta, como seria esperado por qualquer outro lagarto, ele pula e corre na superfície da água, ganhando segundos preciosos para escapar enquanto o predador tenta entender o que acabou de acontecer.
Especialmente quando pequenos, os lagartos têm muitos predadores, sendo as aranhas, provavelmente, os mais danosos para os pequenos lagartos.
O basilisco simbolizava a figura alegórica da morte, do medo, do diabo, do pecado ou do Anticristo. Entre os pecados mortais, em que o basilisco é muitas vezes comparado estão a cobiça, mas também a inveja e a arrogância. Jesus Cristo é representado muitas vezes esmagando o basilisco.
No mínimo, 108 km/h, curioso cidadão da “nascente das águas”. Essa é a velocidade estimada que você precisaria atingir, de acordo com estudiosos dos mecanismos que tornam o lagarto basilisco capaz de correr sobre a água.
Mas para que uma pessoa de peso médio conseguisse se sustentar acima da água ela precisaria “caminhar” a uma velocidade de 108 km/h – quase a velocidade de um guepardo. O homem mais rápido do mundo, Usain Bolt, famoso velocista jamaicano, consegue correr até 37,8 km/h.
Resposta: As glândulas de sal transportam ativamente sódio e potássio e a proporção desses íons nas glândulas reflete a abundância na dieta dos animais. Dessa forma, os répteis podem economizar água liberando íons em concentrações muito altas através das glândulas.
Sistema Digestório e Excretor As excretas são filtradas nos rins. Os répteis excretam ácido úrico, substância pastosa que contém pouca água, pela cloaca. A excreção de ácido úrico permite maior economia de água pelo animal.
Onde vivem os répteis Os répteis podem ser encontrados em todo o mundo, exceto em áreas muito frias. O maior número e a maior variedade de répteis encontra-se nos países de clima tropical, como o Brasil. Esses animais podem viver na terra, em árvores, em túneis subterrâneos ou na água.