Seja a função f(x)=2x−1. Determinar o comprimento do arco da curva no intervalo [1,2]. Em seguida, substituímos na fórmula (5) para o comprimento do arco: L=∫21√1+(2)2 dx=∫21√5 dx=[√5x]21=√5 u.
Analisando a circunferência, o arco formado pelos pontos AB tem amplitude igual à meia circunferência, ou seja, 180º. Como o ângulo C é inscrito, então ele corresponde à metade de 180º, logo o ângulo C é igual a 90º.
Propriedade: a medida do ângulo inscrito equivale à metade da medida do arco formado por seus lados, ou seja: Exemplo: Determine o valor de α sabendo que o arco AB mede 60o.
Multiplique a relação comprimento/altura pela altura total para calcular o comprimento helicoidal total. No exemplo, 30 m multiplicados por 4,3 daria um comprimento de corrimão de 129 m.
Conhecido o raio de cada volta, podemos calcular o comprimento da faixa de papel nela utilizado: o comprimento da faixa de papel em cada volta será o comprimento da circunferência com o raio dessa volta. Lembrando que o comprimento de uma circunferência de raio r é 2⋅π⋅r, podemos obter o comprimento em cada volta.