Cientista Theodor Schwann (1810-1882) Ele foi um cientista que trouxe importantes contribuições para a teoria celular, ao lado de Matthias Schleiden. É apontado no campo científico como o fundador da histologia moderna.
A história da biologia celular No ano de 1930, os cientistas alemães Matthias Jakob Schleiden e Theodor Schwann propuseram a teoria celular, na qual afirmam que a célula é a unidade básica estrutural e funcional de todos os seres vivos, e que todas as células originam-se de células preexistentes.
As organelas celulares são pequenas estruturas localizadas no citoplasma, mergulhadas no citosol (região interna) da célula. A sua função é garantir um bom funcionamento das células tais como a digestão, quebra de moléculas, sintetização e transporte de proteínas, entre outros.
Entre as organelas celulares existentes, podemos citar a mitocôndria, os ribossomos, o retículo endoplasmático, o complexo golgiense, os lisossomos, os peroxissomos, os plastídios e os vacúolos.
A parede celular, os plastos e vacúolos são estruturas exclusivas da célula vegetal. Já os lisossomos e centríolos são organelas encontradas apenas na célula animal. (Ufscar-SP) Em uma célula vegetal o material genético concentra-se no interior do núcleo, o qual é delimitado por uma membrana.
A célula animal é a unidade básica dos animais e dos humanos. Esse tipo de célula é eucariótica e composta por citoplasma, núcleo celular e organelas membranosas como mitocôndrias, complexo de Golgi, lisossomos, ribossomos, retículo endoplasmático, entre outras.
A célula vegetal é eucariótica e, assim como a célula animal, é constituída por uma membrana plasmática, um citoplasma e um núcleo. Esses dois tipos de célula também apresentam algumas organelas em comum, como a mitocôndria, retículo endoplasmático liso e rugoso, ribossomos, sistema golgiense e peroxissomos.
Compreender o que é cloroplasto e sua estrutura é importante para entender o funcionamento das células vegetais e das algas verdes. Os cloroplastos são as organelas celulares em que ocorrem as reações de fotossíntese, que utilizam a energia luminosa para a produção de moléculas orgânicas.
Nas células vegetais, as organelas exclusivas são os plastos, vacúolo de suco celular e glioxissoma. Os plastos são organelas que têm como característica marcante a presença de DNA próprio e dupla membrana. Um dos plastos mais conhecidos é o cloroplasto, que é responsável pela fotossíntese.
Enquanto nas células animais essa comunicação é feita através das junções comunicantes, nas células vegetais isso é feito por meio dos plasmodesmos.
A respiração celular ocorre nas mitocôndrias das células animais. Nas células vegetais a organela responsável pela respiração celular é o cloroplasto.
As mitocôndrias estão relacionadas com a produção de energia para a célula, um processo conhecido como respiração celular. Nessas organelas ocorrem algumas etapas desse importante processo, que garante a oxidação de moléculas orgânicas e a produção de moléculas de ATP (adenosina trifosfato).
Já a respiração celular apresenta como produto final gás carbônico e água, que serão utilizados pelos organismos produtores para a realização da fotossíntese.
Ribossomos