As manifestações de conjunto, em uma sociedade, devem atender aos requisitos de reiteração, ordem e adequação. Para o reconhecimento de um agrupamento humano como sociedade, são necessários uma finalidade social, as manifestações de conjunto ordenadas e o poder social.
MANIFESTAÇÕES DE CONJUNTO ORDENADAS; Segundo Dallari para que um grupo numeroso de pessoas possam se manifestar, é necessário que seja em conjunto, de forma continua, com ordem para não infringir o direito de outro e com adequação ao atendimento das exigências.
nao. um conjunto numerosos de pessoas , mesmo que unido por determinados ideias ,somente sera considerado como sociedade se reunir determinados elementos , comuns a todas sociedades . se nao forem encontradas esses elementos, o conjunto de pessoas sera mero agrupamento nao uma sociedade. espero ter te ajudado!
Existem duas teorias que procuram dar conta do conceito de sociedade: a teoria organicista, cujas origens podem ser encontradas desde a filosofia grega, que entende que o homem é um ser eminentemente social e por isso não pode viver fora da sociedade, entendendo o indivíduo como uma parte “orgânica” da sociedade; e a ...
R.: Duas correntes de pensamento explicam a vida do Homem em sociedade: a) a naturalista, que sustenta a existência de uma sociedade natural, isto é, há uma exigência da própria natureza do Homem, que o impele a viver de forma gregária, junto a seus semelhantes; e b) a contratualista que defende a posição de que o ...
A metodologia utilizada na execução desse trabalho se baseou em uma pesquisa bibliográfica tendo como fontes de referência os livros de filósofos clássicos do contratualismo como Thomas Hobbes, John Locke, Jean Jacques Rousseau, e Montesquieu, como também livros de cientistas políticos da atualidades e sites de ...
O Racionalismo Cartesiano foi construído por Descartes. A base dessa teoria está no que o filósofo entendia como lógica. Ele defendia a ideia de que o ser humano é capaz de construir o próprio pensamento. Para ele, todo ser humano é formado por uma substância pensante (a mente) e por uma substância externa (o corpo).
O racionalismo foi uma corrente filosófica muito importante da Modernidade.
O pensamento político moderno, a partir do Renascimento, funda-se em alicerces que subsistem até os dias atuais. ... Nasce uma nova perspectiva para o entendimento dos seres humanos, dentro de um contexto político, social, econômico e inclusive religioso.
Platão defendia essas idéias por ser opositor ao sistema democrático que vigorava em Atenas, principalmente porque ele dava poder a pessoas despreparadas para governar.