O roque tem como objetivo proteger o Rei, ao colocá-lo num dos cantos do tabuleiro, normalmente atrás de uma fileira de peões. Segundo as leis do xadrez, o enxadrista não é obrigado anunciar xeque ou xeque-mate durante a partida, entretanto este gesto ainda é praticado em partidas de nível amadores.
Nas regras do xadrez moderno, um enxadrista não perde automaticamente quando fica com o Rei solitário e pode continuar jogando. Entretanto, um Rei solitário não pode dar xeque e muito menos xeque-mate, limitando-se portanto a buscar uma situação de empate.
substantivo masculino Lance que põe fim a uma partida de xadrez, ocorre no momento em que o rei sofre um ataque do adversário e não se pode mover para as casas adjacentes nem ser defendido por outras peças; mate: a partida durou pouco tempo, o xeque-mate foi dado em menos de dez lances.
Xeque mate é uma jogada do xadrez que representa o final da partida. Nesta situação, o rei não pode ser coberto por nenhuma outra peça nem mover-se para nenhuma outra casa sem ser tomado por uma peça do adversário. No xadrez, quando acontece apenas o "xeque", o rei está ameaçado, mas ainda pode escapar.
Mas têm significados pra lá de diferentes: Xeque = lance no jogo de xadrez (xeque-mate), chefe de tribo ou soberano árabe, risco, perigo, contratempo. Cheque = documento bancário.
Xeque (do árabe sheikh, com origem no persa shāh, significando rei ou soberano), no enxadrismo, é um termo que indica uma ameaça imediata de captura ao Rei adversário. Quando não há nenhum lance capaz de fazer com que o rei saia da posição de xeque, temos a situação final de xeque-mate para um dos oponentes.