Introdução. As pernas são membros que sustentam o corpo de um animal e permitem que ele se movimente. Os seres humanos têm duas pernas. Outros mamíferos, como os cavalos e os gatos, por exemplo, têm quatro, que são chamadas de patas.
Vaca: 4 patas / burro: 4 patas / ganso: 2 patas / aranha: 8 patas.
4 patas
Decápodes - São crustáceos que possuem dez patas. Geralmente, as duas patas dianteiras são modificadas e bem desenvolvidas para captura de alimentos. Os principais representantes dessa classe são os camarões, caranguejos, lagostas e siris.
Animal do filo dos artrópodes, da classe dos crustáceos, da ordem dos decápodes e de família dos Palimurídeos. A classe dos crustáceos é constituída por mais de dezoito mil espécies. São decápodes marchadores com fortes antenas, mas sem pinças.
Lagostas também têm dois pares de antenas cobertas com sensores que as ajudam a encontrar comida, bem como a identificar outras lagostas e criaturas inimigas.
Tem meio quilo só de cabeça e perna, quase 60% do peso.
A média dos pratos de lagosta e camarão é em torno de 90 reais, mas individual, apesar de muito bem servido que se a fome não for muita da até pra dividir.
A pesca da lagosta é de fundamental importância nos litorais nordeste e norte do Brasil. As principais espécies exploradas são as lagostas vermelha (Panulirus argus) e verde (Panulirus laevicauda).
A melhor carne dentro de uma lagosta é encontrada na cauda e nas garras, mas também há pequenos pedaços que podem ser encontrados em todo o corpo da lagosta.
Tire o trato intestinal. A veia escura que cruza a cauda contém as fezes da lagosta. Separe-a da carne e descarte-a. Se ela não estiver visível quando a carapaça for arrancada, pode estar escondida sob uma fina camada de carne.
Lagosta inteira Kg
A forma mais tradicional chega à mesa com um molho especial, que deve ser delicadamente colocado sobre a carne do crustáceo quando ela já estiver sem casca e em seu prato. Não exagere no molho para não modificar o sabor da carne. Saladas, purês e batatas também costumam acompanhar a iguaria.
Primeiro remova as garras e abra-as, depois as patas, a cauda, a cabeça e o corpo. Quando você tiver removido a casca por completo e a colocado no prato dos restos, com todos os pedaços de carne separados, será hora de comer sua lagosta com facilidade.
Coloque a lagosta viva em uma panela com água fervente por três minutos. Com um pegador, retire a lagosta da água e deixe esfriar. Separe a cauda e com uma faca desprenda a carne da cauda. Use a carne com massa ou gratinada na casca.
Usando os polegares, empurre para baixo os lados da cauda longitudinalmente para liberar a carne. Não a destaque do final da cauda em formato de leque. Pode demorar alguns minutos para retirar completamente a carne da casca.
Faça um corte triangular com uma faca de ponta no orifício no final da cauda e puxe a tripa para fora com rapidez mas com cuidado.
Purgando sem Sal. Se você preferir não utilizar o sal, simplesmente encha a bacia ou cooler e deixe os lagostins descansarem por 5 a 10 minutos. Você pode mexer algumas vezes para auxiliar a eliminar as impurezas.
Corte as lagostas ao meio, no sentido longitudinal, mantendo a casca. Tempere com sal, pimenta, azeite, limão e ervas e deixe marinar por 10 minutos. Aqueça a grelha e coloque a lagosta até ficar dourada.
Ferva as caudas de lagosta congeladas.
Dentro desta subordem, há três famílias e, em cada família, há inúmeras espécies.
Modo de Preparo
Modo de Preparo
Leve uma panela pequena com água ao fogo alto. Com uma faca afiada, corte as lulas em anéis de 0,5 cm. Quando a água da panela ferver, abaixe o fogo, coloque os anéis de lula e deixe cozinhar por 4 minutos. Desligue o fogo e escorra a água.
No preparo, as lulas podem ser empanadas, grelhadas ou fritas, assadas com ou sem recheio, cozidas em líquido ou no vapor. O tempo de cozimento tem o mesmo macete do polvo: ou é bem curto (5 minutos) ou longo (mais de 25 minutos).
Mergulhe-os em água e fermento em pó por cerca de uma hora antes de fritá-los, eles ficam tããããããão macios. Corte um pouco de pata e cozinhe junto com a lula por 1 hora. Isso os tornará macios ao cozinhar.
Dica: Para que a Lula não fique borrachuda deve-se prestar atenção ao tempo de cozimento. Ela tem dois pontos de cocção que deixam sua textura bem macia. Deve ser cozida por 5 minutos e se passar desse tempo cozinhe o molusco por mais 40 minutos.
Você pode mergulhar os anéis em um banho de leitelho para deixá-los mais macios e com um sabor mais rico.