O contato de selo basicamente é uma lógica usada em comandos elétricos, que através do intertravamento elétrico de botoeiras pulsadoras, realiza a auto-alimentação do contator no comando elétrico. O contato de selo é feito utilizando os próprios contatos auxiliares do contator!
O Intertravamento Elétrico é um sistema de segurança destinado a evitar que dois ou mais contatores se fechem acidentalmente ao mesmo tempo provocando curto-circuito ou mudança na sequência de funcionamento de um determinado circuito.
Intertravamento: Processo de ligação entre os contatos auxiliares de vários dispositivos, pelo qual as posições de operação desses dispositivos são dependentes umas das outras.
O Intertravamento é usado quando se deseja que uma porta só possa abrir se as outras portas estiverem fechadas. Por exemplo, você só poderá abrir a porta 1 se a porta 2 estiver fechada, caso contrário ela não abrirá a porta 1 enquanto a porta 2 estiver aberta.
Em comandos elétricos, as botoeiras têm como função estabelecer ou interromper a passagem de corrente elétrica em linhas de um circuito de comando, a partir de um acionamento manual, local ou à distância.
Botoeira sem Retenção Possui um botão Normalmente Fechado, e só ativa a carga quando é pressionado. Ele traz uma grande vantagem, que é a segurança em caso de uma queda de energia, uma vez que, o circuito só é acionado novamente se o botão for pressionado, entretanto, é necessário um segundo botão para desligar.
O botão é um componente que conecta dois pontos do circuito quando está pressionado. Neste exemplo quando o botão está pressionado o LED se acende.
O botão de emergência possui retenção e é acionado através da pressão feita sobre a sua estrutura, retornando ao seu estado normal somente quando for girado o botão.
Os pulsadores nada mais são do que um tipo de interruptor. A diferença está na forma de acionamento: o pulsador só muda a posição dos contatos elétricos enquanto você está fazendo o acionamento, e depois retorna para sua posição normal.
Instale a chave pelo lado interior do painel. Finalmente, coloque a chave no buraco que você fez, passando pelo lado interno. Prenda a chave seletora no lugar com o suporte. Isto significa instalar o suporte sobre o buraco, passar a chave seletora por dentro e prender no lugar com uma porca.
Na ultima botoeira a união das chaves (5) deve ser ligada no borne 13 do contator (8), finalizando a ligação em série. 5. O terceiro fio da tubulação faz ligação paralela entre as chaves verdes NA de todas as botoeiras da primeira até a última e depois deverá ser conectado no borne 14 do contator (6).
Então basicamente você apenas entra com a alimentação trifásica em L1, L2, L3 e na parte debaixo do relé térmico em T1 T2 e T3 faz a saída para o motor e realiza o fechamento de acordo com a tensão da rede aplicada. Caso tenha ficado alguma dúvida venha participar dos grupos de elétrica no Whatsapp.
Após saber onde são as entradas de cada contato, coloque o cabo da fase que irá alimentar o comando do motor no contato comum do relé, saia com este cabo do contato NA e após isso pode ligar diretamente no contator, saia com o cabo fase do contator e o ligue na saída do comando para que seja possível acionar o motor.
- Ao ligar um cabo no terminal do contator, aperte firmemente o parafuso. O fio de cobre nu ou o conector de crimpagem não devem ficar visivelmente expostos fora do terminal. - Utilize a chave de fenda adequada para apertar e desapertar os parafusos de fixação do contator.
O contator é um dispositivo eletromecânico (assim como um relé) que permite o acionamento de cargas a partir da polarização de uma bobina. Dessa forma, é possível realizar o acionamento de cargas trifásicas a partir de um acionamento monofásico, realizando a comutação de sinais completamente isolados entre si.
Comando de partida para compressor – Passo a passo
1 - Conectar o fio da fase 1 ao terminal 1 do interruptor horário. 2 - Conectar o fio da fase 2 ao terminal 2 do interruptor horário. 3 - Fazer um “jumper” entre os terminais 2 e 3 do interruptor horário. 4 - Ligar o equipamento elétrico nos terminais 1 (fase 1) e 4 do aparelho.
Instruções
Em outras palavras, um temporizador é um dispositivo capaz de medir o tempo, que pode ser usado para controlar um evento ou processo. O que é? Um temporizador funciona como um sistema que, preestabelecido por uma configuração prévia, irá ligar ou desligar um circuito de energia.