EQST

Qual O Nome Da Doença Que Causa Febre Eruptiva Parecida Com O Sarampo?

Qual é o nome da doença que causa febre eruptiva parecida com o sarampo?

ERITEMA INFECCIOSO OU QUINTA DOENÇA OU MEGALERITEMA EPIDÊMICO. Denomina-se quinta doença porque foi a última de 5 doenças descritas que exibem exantemas parecidos. As outras 4 são rubéola, sarampo, escarlatina e doença de Filatov- Dukes.

O que é o sinal de Koplik?

As manchas de Koplik são classicamente descritas como pontos vermelhos brilhantes com centro branco ou branco-azulado que podem se assemelhar a grãos de areia. Podem se localizar em qualquer parte da boca, muitas vezes precedem o exantema generalizado e são patognomônicas do sarampo.

Qual o outro nome do sarampo?

Sarampo é uma doença altamente contagiosa causada pelo vírus do sarampo (Measles morbillivirus).

Qual é o nome do vírus do sarampo?

O sarampo é uma doença infectocontagiosa causada por um vírus pertencente à família Paramixoviridae e ao gênero Morbillivirus.

Qual o nome da vacina contra o sarampo?

Tríplice viral: protege do vírus do sarampo, caxumba e rubéola; Tetra viral: protege do vírus do sarampo, caxumba, rubéola e varicela (catapora).

Quem já tomou vacina de sarampo precisa tomar novamente?

Quem já teve sarampo diagnosticado por médico e, de preferência, utilizando um exame de sangue para pesquisa de anticorpos, não precisa tomar mais vacina contra esse vírus.

Como aplicar a vacina tríplice viral?

A Vacina Tríplice Viral é administrada por via subcutânea, embora possa ser administrada também por via intramuscular (veja Advertências). A Vacina Tríplice Viral não deve ser administrada, sob nenhuma circunstância, por via intravenosa.

Qual o local de aplicação da vacina tríplice viral?

Esta vacina é indicada no Brasil para crianças a partir dos 12 meses de idade, que devem recebê-la em dose única. A via de aplicação é subcutânea, na região do deltoide.

Quem pode tomar a vacina tríplice viral?

(3) A vacina tríplice viral - SCR (Sarampo, Caxumba e Rubéola) deve ser administrada em mulheres de 12 a 49 anos que não tiverem comprovação de vacinação anterior e em homens até 39 (trinta e nove) anos.

Qual é a cobertura vacinal?

Conceituação : Percentual de menores de um ano de idade imunizados com vacinas específicas, em determinado local e período. Quando se obtém altas e homogêneas coberturas ao longo dos anos, para uma dada doença imunoprevenível, assegura-se o controle, a eliminação ou a erradicação dessa doença.

Como calcular a taxa de cobertura vacinal?

A cobertura vacinal pelo método administrativo é obtida pela divisão entre o número de doses aplicadas de determinada vacina e a população alvo multiplicada por 100, que representa a proporção da população alvo vacinada.

O que é a cobertura vacinal?

Cobertura vacinal — Esse termo refere-se ao percentual da população que está vacinada. Quanto mais pessoas receberem determinada vacina, maior será a cobertura vacinal. A eliminação ou controle de qualquer doença imunoprevenível depende da obtenção desse índice de sucesso.

Qual a importância da cobertura vacinal?

A cobertura vacinal - definida como o percentual de uma população-alvo que foi vacinada - nos chamados "países em desenvolvimento" ainda se encontra aquém da esperada 3. Ela é um importante indicador de saúde das populações, sobretudo das crianças e da qualidade da atenção dispensada pelos sistemas e serviços de saúde.

Quais são as principais causas da diminuição da cobertura vacinal?

O ministério aposta mais em cinco razões: a percepção enganosa dos pais de que não é preciso mais vacinar porque as doenças desapareceram; o desconhecimento de quais são os imunizantes que integram o calendário nacional de vacinação, todos de aplicação obrigatória; o medo de que as vacinas causem reações prejudiciais ...