O Rivotril, um nome comercial do medicamento Clonazepam, tem apresentação em comprimidos de 0,5 mg, em comprimidos de 2 mg, ou em gotas (com diluição de 2,5 mg/ml). O equivalente a 0,25 mg seriam 2 gotas dessa medicação.
Uma gota-padrão tem volume de cerca de 0,05mL, ou seja, 1 mL tem 20 gotas. A densidade da água a 4ºC é 1 g/mL e é a que normalmente é usada. Assim, podemos dizer que uma gota de água tem 0,05g.
Leia uma seringa marcada em traços consecutivos. Por exemplo, cada linha pode marcar meio mililitro de unidade, portanto o tubo estará marcado como 0,5 ml, 1,5 mL, 2,5 mL e assim por diante. As quatro linhas menores entre cada meio mL de medida corresponderá a 0,1 mililitro.
Solução oral de 2,5 mg/mL (1 gota = 0,1 mg): Princípio ativo: clonazepam...... 2,5 mg/mL Excipientes: sacarina sódica, ácido acético, propilenoglicol, essência de pêssego. Cada 1 mL de Rivotril® solução oral equivale a, aproximadamente, 25 gotas.
A superdose de Rivotril® está raramente associada com risco de morte, caso o medicamento tenha sido tomado isoladamente, mas pode levar à arreflexia (ausência de reflexos), apneia, hipotensão arterial, depressão cardiorrespiratória e coma.
Os benzodiazepínicos geralmente causam sonolência, ataxia, disartria e nistagmo. Superdose de Rivotril® é raramente com risco de vida, caso o medicamento tenha sido tomado isoladamente, mas pode levar à arreflexia, apnéia, hipotensão arterial, depressão cardiorrespiratória e coma.
Não exceder 0,05 mg/kg/dia, dividido em 2 ou 3 doses diárias. Crianças entre 10 e 16 anos de idade: Dose inicial: 1 a 1,5 mg/dia, dividido em 2 a 3 doses. A dose pode ser aumentada a critério médico, até atingir a dose de manutenção individual, usualmente de 3 a 6 mg/dia.
Administrar por via oral, puro ou diluído em água. Para cães de raças pequenas : 10 gotas, 2 a 3 vezes por dia. Para cães de raças grandes: 5ml (100 gotas), 2 a 3 vezes por dia.