A forma mais comum de colocar conhecimentos desse tipo no currículo é através de níveis, o mais comum para conhecimentos técnicos é diferenciá-los em três níveis, básico, intermediário e avançado. Já para línguas temos o nível fluente.
Ex: Pacote Office (Windows, Word, Excel, PowerPoint e internet) e o nível de conhecimento. Softwares que tenha prática como: AutoCAD, Solidworks, SAP, MS-Project, Primavera e outros destinados a sua área de atuação. Somente informar idiomas que tenha conhecimento nível intermediário, avançado ou fluente.
2. Como colocar o curso de inglês e outros idiomas no currículo
Podemos definir as competências como o conjunto de habilidades, conhecimentos, comportamentos ou atitudes que permitem ao profissional executar as tarefas com maior probabilidade de sucesso.
Ao descrever as competências, faça a seguinte pergunta a si mesmo: o que colaborador precisa para desempenhar a(s) tarefa(s)?...Então, as competências que esse profissional precisa ter são:
A competência profissional remete à ideia de capacidade, soma de conhecimentos ou habilidades. Dessa forma, espera-se que o profissional dotado de competências encontre mais facilidade para se colocar no mercado de trabalho.
Para que a implementação desse instrumento se torne mais prática e eficaz, é possível seguir alguns passos.
"As habilidades estão associadas ao saber fazer: ação física ou mental que indica a capacidade adquirida. ... Já as competências são um conjunto de habilidades harmonicamente desenvolvidas e que caracterizam por exemplo uma função/profissão específica: ser arquiteto, médico ou professor de química.
Habilidade designa a capacidade para fazer algo, a competência para executar determinada tarefa ou lidar com uma situação específica. Habilidade, segundo o dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, é a qualidade ou característica de quem é hábil e possui aptidão, destreza, disposição.
Mapeamento de competências consiste em mapear todas as competências organizacionais que a empresa precisa desenvolver (também conhecidas como competências necessárias) para alcançar seus objetivos estratégicos.
O mapeamento de competências é uma forma de identificar as competências técnicas e comportamentais necessárias em cada cargo ou área, para que, assim, todos possam atingir as metas e estratégias da empresa. ... O Mapeamento de Competências serve para definir essas competências necessárias.
Cada pessoa é única e possui suas próprias características e formas de agir em determinada situação....O mapeamento deve ser aplicado em três etapas:
Saiba agora como fazer o mapeamento de cargos e salários:
O mapeamento de perfil comportamental é uma espécie de questionário que tem por escopo identificar competências nos colaboradores, com o intuito de formar “grupos”, considerando-se suas características, mas em distintos tipos de perfis.
Também são exigidas do mercado de trabalho que compõem o perfil do profissional atual: Habilidades para trabalhar em equipe, ter ideias inovadoras e criativas que contribuam para o desempenho das atividades e para os fluxos e processos organizacionais, ter vontade de aprender, estar aberto ás mudanças, saber buscar e ...
O profissional precisa, mesmo em um ambiente de cobranças e pressão, ser produtivo. O que isso significa? Nos momentos em que surgem problemas, ou até mesmo nos períodos de crise, dificuldades na empresa e mesmo escassez de recursos, ele deve se manter focado e entregar resultados. Resumindo: ter resiliência.
Você sabe qual é o perfil profissional que as empresas buscam atualmente? Segundo a especialista no assunto Milie Haji, consultora da Cia de Talentos, as empresas procuram profissionais que mostrem protagonismo, flexibilidade e pró-atividade.
Profissionais que conseguem obter grandes resultados, têm foco e visão estão entre os mais lembrados. Bom relacionamento, boa comunicação, resiliência, trabalho em equipe, aderência aos valores da companhia e comprometimento também ficaram entre as características mais valorizadas.