Dietas hiperproteicas – contém proteínas com quantidade maior do que 20% do valor energético total. São comumente indicadas para casos de desnutrição, cicatrização, recuperação do sistema imune, entre outros. Dietas hipoproteicas – contém menos do que 10% do valor energético total em proteínas.
Os melhores whey protein para emagrecer são os whey isolado e Hidrolisado. O whey protein isolado possui muito menos gordura e carboidrato do que sua versão mais comum, o concentrado, além de menos lactose que pode causar desconfortos para aqueles com tolerância aos produtos derivados do leite.
Apesar de ser muito utilizado para complementar os treinos de hipertrofia, o whey é também bastante eficaz para quem quer emagrecer porque ele ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, proporcionando sensação de saciedade de forma mais eficaz que as outras proteínas.
Quando tomado pela manhã, por exemplo, o whey pode contribuir para a redução de peso corporal e diminuição do apetite durante o dia. Desta forma, é uma indicação interessante para quem quer perder peso. Já quando ingerido antes de dormir, previne a perda de massa (catabolismo) que pode acontecer durante o sono.
O Whey Protein Concentrado é o melhor se você precisa de uma proteína com melhor custo benefício e não tem nenhuma restrição a carboidratos, gorduras e lactose. Já os Whey Protein Isolado e Hidrolisado possuem absorção mais rápida, sendo melhor para ser ingerido no pós-treino garantir os nutrientes para os músculos.