Retículo endoplasmático liso
Digestão, Absorção E Metabolismo Lipídico: Digestão A digestão dos lipídios da dieta e seus metabólitos se inicia na boca, com a salivação e a mastigação. A lipase lingual liberada pelas glândulas serosas da língua, junto com a saliva, inicia a hidrólise dos ácidos graxos (AGs) dos triacilgliceróis (TGs).
O suco pancreático possui várias enzimas digestivas (principalmente proteases e carboidratases) sendo a lipase pancreática a responsável pela hidrólise das ligações ésteres dos Lipídios liberando grande quantidades de colesterol, Ácidos Graxos, glicerol e algumas moléculas de monoacilgliceróis.
A amilase elevada, além da pancreatite, sinaliza as seguintes doenças: apendicite, caxumba, cetoacidose diabética, insuficiência renal, úlcera perfurada, entre outras. Já quando a taxa da enzima no organismo é baixa, quer dizer que as células produtoras da amilase pancreática estão sendo destruídas.
Para cada enzima há um pH ótimo e uma temperatura ótima em que a velocidade da reação é máxima. Para a amilase salivar esta temperatura é de 37º e o pH é de 6,8. Dentro destas condições o amido é hidrolisado pela ação da amilase salivar até a condição de dextrinas.