Apesar de originar-se etimologicamente da palavra letra (do latim, littera, letra), a Literatura surgiu nos primórdios da humanidade, quando o homem ainda desconhecia a escrita e vivia em tribos nômades, à mercê das forças naturais que ele tentava entender através dos primeiros cultos religiosos.
A origem do gênero infantojuvenil começa a se delinear na passagem entre os séculos XVII e XVIII quando a criança passa ser considerada em suas especificidades e suas diferenças em relação aos adultos. ...
No final do século XVIII, a literatura infantil com caráter pedagógico começou a transitar no Brasil, com obras adaptadas de Portugal. Neste período, as traduções começaram a ter maior espaço no mercado, apesar de ser uma fase que podia ser considerada embrionária.
INFANTIL: 13 e 14 anos. JUVENIL: 15 e 16 anos.
A CRIANÇA DE 8 A 12 ANOS DE IDADE. Nesta fase podemos dizer que, dentro das questões motrizes, a criança trabalha plenamente e ativamente com seu corpo, representando o esquema corporal dentro das estruturas reais: cabeça, tronco, membros.
Resposta. Teóricamente, existe. A literatura infantil, basicamente, é para crianças mais novas, de pouca idade. Já a infanto juvenil, é mais para pré-adolescentes e adolescentes.
Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade. Parágrafo único.
A divisão populacional de um determinado local conforme a faixa etária, ocorre da seguinte forma: Jovens – do nascimento até aos 19 anos de idade; Adultos – corresponde à população que possui entre 20 a 59 anos de idade; Idosos ou melhor idade – pessoas que apresentam 60 anos de idade ou mais.
A expressão nominal faixa etária escreve-se sem hífen e forma o plural flexionando o substantivo faixa e o adjectivo etário, que com ele deve concordar em número e género: faixas etárias.
Se nº da faixa etária é igual a 1, coloque "Até 19 anos;" se nº da faixa etária é igual a 2, coloque "De 20 a 29 anos", e assim por diante. Esta fórmula é chamada popularmente de SE dentro de SE. Observe que a quantidade de parênteses para fechamento da fórmula corresponde à mesma quantidade de "SE" dentro dela.
Tradicionalmente, uma população é dividida em três faixas etárias:
Para encontrar a idade, você utiliza a função “=INT”, que irá realizar um cálculo baseado na subtração da data atual pela de nascimento, dividida pelos anos. Para efeito de cálculo, se utiliza o número 365,25 devido aos anos bissextos. A fórmula para o exemplo acima é “=INT((C2-B2)/365,25).
Arraste idade para linhas e nome para valores. Veja que ele lista todas as idades e atribui o valor de 1 para cada uma. Você pode escolher qualquer gráfico, mas aqui vamos escolher um Gráfico de Colunas, que fica com uma visualização bem interessante para este tipo de análise.
Gráfico de distribuição por faixa de idade e gênero Excel
Organizando os dados para fazer um gráfico de pirâmide