Um tratamento é chamado de adjuvante quando é administrado após um tratamento considerado definitivo, em geral cirúrgico ou, mais raramente, radioterápico. Dependendo do tipo e do estadiamento do tumor, o tratamento adjuvante pode consistir de: Quimioterapia.
A palavra “protagonista”, muito usada no teatro, na literatura e no cinema se refere à figura central de uma história. Ou seja, a ideia de protagonismo infantil significa tornar as crianças agentes de seu próprio desenvolvimento, com poder para influenciar os seus arredores.
Exemplos: É a participação do jovem como ator principal em ações que não dizem respeito à sua vida privada, familiar e afetiva, mas a problemas relativos ao bem comum, na escola, na comunidade ou na sociedade como um todo.
Quando nos referimos ao protagonismo juvenil, neste estudo, estamos nos referindo a adolescentes como personagem principal de uma ação voltada para a solução de problemas reais, ou seja, a participação ativa e construtiva do(a) estudante na sua escola, na sua comunidade ou na sociedade em geral.
O protagonismo juvenil: Reforça o compromisso das escolas com a formação integral dos estudantes. Promove o engajamento dos estudantes com o conteúdo e a prática pedagógica. Desenvolve a autonomia, a capacidade de tomar decisões e a responsabilidade dos jovens alunos.
5 dicas para desenvolver o protagonismo juvenil em sua escola
O aluno deve ser visto como fonte de iniciativa, fonte de liberdade e de compromisso. Por isso, o mais importante em um projeto de protagonismo juvenil é estimular que os jovens tomem a frente dos processos e, ao mesmo tempo, vivenciem possibilidades de escolha e de responsabilidades.
Incentivar o protagonismo do aluno é incentivar, também, a coletividade, os debates e a tomada de decisões em grupo. Assim, ao proporcionar um ambiente favorável à cooperação, os alunos também aprendem a levar em consideração a opinião dos outros e aprender sobre as dificuldades e facilidades dos colegas.