EQST

Quando Fazer Capeamento Pulpar Direto?

Quando fazer capeamento pulpar direto?

O capeamento pulpar direto é utilizado quando há o incidente da exposição pulpar durante a remoção do tecido cariado ou após trauma. Nesse caso a polpa deve se encontrar sadia, sem sinais de inflamação (ESTRELA, 2001).

O que é um capeamento?

O capeamento pulpar indireto (CPI) é um tratamento conservador realizado na tentativa de ma- nutenção da integridade e vitalidade pulpar. Consiste na manutenção do tecido cariado afetado no fundo de uma cavidade profunda visando evitar uma possível exposição pulpar.

Para que serve o capeamento?

Capeamento pulpar é uma técnica utilizada para proteger e possibilitar a recuperação da polpa do dente em casos de cárie dentária profunda.

Para que serve o hidróxido de cálcio?

O hidróxido de cálcio é uma excelente substancia de escolha para medicação intracanal por possuir ação antibacteriana, anti-inflamatória, biocompatibilidade e contribuir no reparo tecidual devido ao seu elevado pH causado pela sua dissociação em íons cálcio e hidroxila.

Para que serve o hidróxido de cálcio na odontologia?

O hidróxido de cálcio é o material de proteção pulpar mais aceito na prática clínica odontológica, pois, apresenta baixo custo, possui biocompatibilidade, propriedades como a ação antimicrobiana eliminando a irritação pulpar, estimula a formação de dentina esclerosada/reparadora(1,2,3,4) e protege a polpa contra os ...

Quais as apresentações do hidróxido de cálcio e quais os seus usos?

São amplamente utilizados para: proteção pulpar, pulpotomias, cimentação protética, forramento cavitário, apicificação e em casos de reabsorção radicular. As formas de apresentação desses materiais pode ser produtos na forma de pó, ou na forma de pastas, autoativa- das ou fotoativadas.

O que é o Hidroxido de cálcio PA?

Hidróxido de Cálcio P.A. é um dos materiais mais aceitos atualmente para induzir a formação da dentina reparadora, apresentando propriedades imprescindíveis para materiais que atuam em procedimentos sobre a dentina.

O que é Hidroxido de cálcio no cabelo?

O hidróxido de cálcio é ativado pelo carbonato de guanidina, resultando no hidróxido de guanidina, que é um dos alisantes mais versáteis do mercado, já que promove um efeito que vai do relaxamento suave dos cachos até um alisamento total.

O que é cimento de hidróxido de cálcio?

O Cimento hidróxido de cálcio é um material amplamente usado na proteção pulpar em cavidades profundas e muito profundas. ... O hidróxido de cálcio é apresentado num sistema PASTA-PASTA (base e catalisador). Tem o mecanismo de ação por contato, quando aplicado tem a capacidade de formar dentina esclerosada ou reparadora.

Como usar cimento odontológico?

Para prepará-la, é preciso misturar a pasta base e a catalisadora. Sua secagem se dá em poucos minutos, o que reduz o tempo de trabalho do profissional. Seu uso é muito comum em restaurações metálicas fundidas, peças indiretas e outros tipos de cimentação, como a metalocerâmica.

Para que serve o cimento de fosfato de zinco?

O cimento de fosfato de zinco tem sido utilizado na Odontologia por mais de um século, assim, é o agente cimentante mais antigo em uso, introduzido em 1800 e com longa história de sucesso clínico para próteses metálicas, métalo-cerâmicas e cerâmicas (19).

O que é cimento de Ionomero de vidro?

Os cimentos de ionômero de vidro (CIV) são materiais que consistem de partículas inorgânicas de vidro dispersas numa matriz insolúvel de hidrogel[3]. As partículas de vidro têm função de material de preenchimento e são fonte de cátions para formação de ligações cruzadas com as cadeias poliméricas[4].

Quais as vantagens do cimento de Ionomero de vidro?

s cimentos de ionômero de vidro têm propriedades únicas, como biocompatibilidade, ação anticariogênica (devido à libertação flúor) e aderência à estrutura dental. Além disso, o coeficiente de expansão térmica do ionômero vidro é baixo e próximo aos valores da estrutura dentária.

Qual a composição do cimento de ionômero de vidro?

O cimento de Ionômero de Vidro Convencional apresenta uma contextura no pó, o qual está formado por pequenas partículas de alumínio - silicato de cálcio, preparado pela fusão de misturas de sílica, alumínio criolite, fluoretos, fluoretos de alumínio e fosfato de alumínio a uma temperatura de 1050 ºC e 1350 ºC, com ...

Quando usar CIV?

O CIV é o material de escolha em muitos procedimentos odontopediátricos devido às suas propriedades satisfatórias, entre elas, a adesão aos tecidos mineralizados, biocom- patibilidade, coeficiente de expansão térmica semelhante ao dente e liberação de flúor.

O que é CIV na odontologia?

Resumo: Os cimentos de ionômero de vidro (CIV) são um dos materiais mais estudados e utilizados na Odontologia moderna. ... Palavras-chaves: Cimentos de ionômero de vidro; flúor; prevenção. Abstract: Glass-ionomer cements (GIC) represent one of the most studied and used materials in modern dentistry.

Como se usa o Ionomero de vidro?

Técnica de Trabalho: Coloca-se a quantidade de pó recomendado para cada caso sobre a placa de vidro ou bloco de papel. Divide-se o pó em duas metades. Goteje o líquido com o frasco na posição perpendicular. Aglutina-se a primeira metade do pó ao líquido e manipula-se 1 por 15 segundos.

Qual a finalidade do uso da seringa Centrix?

O Sistema Centrix é idealizado para injetar qualquer tipo de material dentário semi-fluido, seja gel, resinas, cimentos, pastas, etc.

Como usar o verniz Cavitario?

A aplicação do verniz cavitário é recomendada antes de qualquer material com potencial irritativo e após a aplicação de materiais dentários que favoreçam o restabelecimento pulpar.

Quando usar óxido de zinco e eugenol?

INDICAÇÃO: Indicado como material restaurador provisório, no forramento de cavidades, como cimento provisório ou permanente, cimento cirúrgico e agente para obturação de canais radiculares. MECANISMO DE AÇÃO: Os cimentos de óxido de zinco e eugenol são amplamente usados nas diversas especialidades da odontologia.

Como fazer a manipulação com irm?

Preencha o medidor com excesso, sem condensar, e nivele em seguida passando uma espátula pela borda do medidor. Coloque o pó na placa de mistura. Dispense uma gota de líquido para cada medida de pó. Dispensado o líquido, recoloque imediatamente a tampa do frasco para evitar evaporação e subseqüente contaminação.

Quando usar irm?

Indicado para restaurações temporárias com uma duração não maiores de 1 ano.

  1. Indicado para restaurações temporárias com uma duração não maiores de 1 ano.
  2. Elevada resistência mecânica.
  3. Fácil de aplicar e retirar.
  4. IRM também pode usar-se como base em restaurações definitivas com materiais que não contenham resina.

O que é IRM em odontologia?

O IRM é uma composição reforçada à base de óxido de zinco e eugenol, indicada para restaurações provisórias de longa espera (até 2 anos) e forramento de cavidades, propiciando um atendimento rápido e de emergência no controle de cáries dentárias.

Para que serve o eugenol na odontologia?

O Eugenol é um agente de restauração provisória utilizado no preparo da pasta de óxido de zinco e Eugenol que, na área da Odontologia, possui diferentes aplicações, como uso em restauração, cimentação provisória, curativo periodontal cirúrgico e Endodontia.

Quais os efeitos benéficos para o dente o uso do eugenol proporciona?

Dessa forma, sugere um potencial efeito anti-inflamatório em pulpites agudas e periodontites apicais por alterarem a capacidade de adesão dos macrófagos e modularem reações imunes e inflamatórias nas polpas dentárias e tecidos periapicais.

O que é oze?

O Cimento de Óxido de Zinco e Eugenol (OZE) tem sido comumente utilizado como material obturador de canais radiculares na dentição decídua, sendo o pioneiro em sua categoria, mesmo não cumprindo todos os requisitos ideais de um bom material obturador. ... Zinc Oxide-Eugenol Cement.

Para que serve o cimento de óxido de zinco e eugenol?

Os cimentos à base de óxido de zinco e eugenol são utilizados na Endodontia desde o início do século passado, apresentam boa tolerância pelos tecidos apicais, impermeabilidade, radiopacidade, escoamento eficiente, sendo um dos mais utilizados nos dias atuais.

Para que é indicado óxido de zinco?

Óxido de Zinco é um adstringente e antisséptico que exerce ação suavizante, cicatrizante e protetora da pele nas afecções que apresentam erupções superficiais.

Como manipular o cimento de óxido de zinco e eugenol?

Agite o pó antes de usar. Goteje na placa de vidro 2 ou 3 gotas do líquido e prepare o produto na consistência adequada juntando- se o pó ao líquido com o auxílio de uma espátula em movimentos circulares (proporção ideal pó / líquido- 1: 0,25 p/p ).

O que é óxido de zinco e eugenol?

Os cimentos de óxido de zinco e eugenol são sedativos para a polpa, sendo especialmente úteis para cimentação em dentes preparados com túbulos dentinários expostos.