Articulação entre a face superior da apófise unciforme de uma vértebra cervical e a face inferior da vértebra que lhe está subjacente.
Osteoartrose: Esta doença degenerativa é resultado do desgaste da cartilagem nas articulações. Embora seja mais comum nos quadris e joelhos, pode afetar qualquer articulação, incluindo as facetas.
Coluna vertebral (espinha)
A coluna cervical possui sete vértebras que podem ser classificadas em: atípicas e típicas, as primeiras são as três cervicais, atlas (C1), áxis (C2), e a sétima proeminente (C7), as típicas contém componentes estruturais que são comuns a todas as vértebras: corpo vertebral e arco vertebral, processos transverso, ...
A C-1 (atlas) e a C-2 (áxis) formam um eixo, que é responsável pela flexibilidade do pescoço e pela capacidade do movimento de rotação, permitindo o ser humano virar a cabeça à esquerda e à direita.
C1 ou Atlas é um osso em forma de anel e sustenta o crânio. Seus processos articulares articulam-se com os côndilos occipitais. O atlas não possui processo espinhoso, nem corpo. C2 ou Axis é a mais forte vértebra cervical.
C3 a C6 são muito semelhantes entre si na aparência. Os nervos ligados a essas vértebras ajudam a controlar partes do corpo, incluindo o diafragma, os músculos do braço e as mãos. O C7, por outro lado, também conhecido como vértebra proeminente, é mais alto que as outras seis vértebras da coluna cervical.
A principal diferença entre as vértebras cervicais das torácicas e lombares é que, além do menor tamanho, possuem de cada lado o forame transverso, através do qual passa a artéria vertebral - excepto na C7, sendo que essa pode ou não possuir o forame (e, mesmo se o possuir, através dele passam somente veias acessórias) ...
As vértebras atípicas são as vértebras únicas, que não possuem corpo vertebral comum e repetitivo, são apenas 3, o atlas, o axis e o cóccix.
O processo espinhoso não é bifurcado e se apresenta descendente e pontiagudo. As vértebras torácicas se articulam com as costelas, sendo que as superfícies articulares dessas vértebras são chamadas fóveas e hemi-fóveas. As fóveas podem estar localizadas no corpo vertebral, pedículo ou nos processos transversos.
A área lombar consiste em 5 vértebras na região lombar (parte baixa da coluna). O sacro possui 5 pequenas vértebras fundidas (um pouco acima do cóccix).
Em anatomia, chama-se região lombar à porção da coluna vertebral que fica entre a região torácica e a região sacrococcigiana. É constituída por cinco vértebras grandes. A região lombar é a que suporta a maior carga. A região lombar está relacionada com a postura adequada de um indivíduo.
Para a realização do Raio-X de coluna lombo-sacra, o paciente irá deitar-se sobre uma maca e será posicionado pelo profissional da radiologia; habitualmente o exame é realizado no mínimo em duas posições diferentes: em decúbito dorsal (“de barriga para cima”) e em decúbito lateral (“de lado”).
Começando pelo segmento mais superior da coluna (“região do pescoço”), encontramos a coluna cervical, formada por sete vértebras – C1 a C7); a coluna dorsal ou torácica com doze vértebras (T1 a T12); a coluna lombar com cinco vértebras (L1 a L5); por fim, a coluna lombossagrada (ou lombo sacra) no segmento mais ...
Tipos de raio X da coluna lombar e sacral A técnica desse exame é sempre a mesma: utiliza-se o aparelho que emite um feixe de raios X sobre a região a ser estudada e, conforme a densidade dos tecidos, eles serão mais ou menos absorvidos, resultando em um contraste de claro e escuro no filme fotográfico.
O que é vertebra de transição lombossacra? É uma vertebral mal formada com características intermediárias entre lombar e sacral, chamamos de VT. Pode acarretar em problemas mecânicos da coluna, propiciando hérnias de disco e espondilolistese.
➢ JEJUM ABSOLUTO de 8 a 12 horas. Caso o paciente não puder comparecer para realizar o exame ele deverá avisar, com antecedência para que possamos ofertar a vaga para outro paciente.
ADULTOS COM INTESTINO NORMAL TOMAR SOMENTE 01 COMPRIMIDO DE DULCOLAX OU LACTO-PURGA NOS HORÁRIOS INFORMADOS. CRIANÇAS TOMAR ½ COMPRIMIDO OU 15 GOTAS DE LUFTAL OU FLAGASS E 01 COMPRIMIDO DE DULCOLAX OU FLAGASS NOS HORÁRIOS INFORMADOS.
O paciente deve estar em jejum absoluto de no mínimo oito horas; É necessário reter urina, ou seja, ficar sem urina por pelo menos duas horas antes do exame; Ingerir 60 gotas de Flagass (dimeticona/simeticona) duas horas antes do exame com o mínimo de água possível.
Preparo: Tomar 2 comprimidos de um laxante no dia anterior (sugerimos Ducolax®) às 16:00 horas, dieta leve no jantar, jejum após as 22:00 horas. Se o exame for o abdome total com Doppler duas horas antes do exame tomar 4 copos de água. Preparo: Não necessita. Preparo: Não necessita.
Em alguns pacientes com muitos gases ou constipados o uso de 40 gotas de Luftal 1 hora antes do exame poderá ajudar. A bexiga cheia é fundamental para a correta avaliação de suas paredes e do seu conteúdo.
Tomar 16 gotas de SIMETICONA (Flagass, Luftal, etc.) de 8 em 8 horas, iniciando 24 horas antes do exame, exceto no caso de pacientes gestantes. . Evitar bebidas gasosas 24 horas antes do exame.
LUFTAL gotas (25 gotas/mL): Crianças – lactentes: 3 a 5 gotas, 3 vezes ao dia. Até 12 anos: 5 a 10 gotas, 3 vezes ao dia. Acima de 12 anos e Adultos: 13 gotas, 3 vezes ao dia. Você pode administrar as gotas diretamente na boca, ou diluir em um pouco de água ou outro alimento.
» Ultrassonografia de abdome total e abdome total com Doppler: - Jejum de 8 horas (água e medicamentos de uso habitual estão liberados). - Bexiga cheia. Recomenda-se tomar 4 copos de água (200 ml) cerca de 1 hora antes do exame e não urinar.
Não beber bebidas que contem gás ou álcool. Almoço normal. Tomar bastante água até o horário de dormir.
Não pode comer antes do exame de ultrassom Quando a gestante está há muito tempo sem comer ou em jejum, a movimentação do feto é prejudicada e pode levar o médico que lhe atende a entender que seu bebê não está bem. Muitas mamães ouvem que consumir chocolate ou doces antes do exame, faz com que o feto mexa-se.
- Liberado no café da manhã no dia do exame: água, chá puro, café puro, gelatina, água de coco, sucos sem leite, torrada sem manteiga, biscoito água e sal sem manteiga. Não comer nada gorduroso. Não comer derivados do leite como iogurte, manteiga, queijo. Não tomar leite no dia do exame.
Isso porque quando a bexiga está cheia, é possível visualizar com mais clareza suas paredes e conteúdo, além de facilitar a visualização dos órgãos da pelve, como o útero, ovários e próstata.