O que deve-se incluir no Ecomapa: - Serviços da comunidade (Creche, escolas, Unidade de Saúde, etc.) - Grupos sociais (Igrejas, Associação de Moradores do Bairro, etc.) - Relações significativas (amigos, vizinhos, família, etc) - Trabalho - Outras (Lazer, etc.)
As vantagens da utilização do genograma no cuidado à criança são: maior envolvimento da criança, facilitando a relação entre ela e o profissional; revelar a percepção da criança sobre as relações familiares; oferecer aos profissionais valio- sas informações que podem servir como orientadoras para a continuidade do ...
Como fazer um Genograma? Bem, o primeiro passo para fazer um Genograma é ter os nomes dos familiares e as respectivas relações de parentesco. Nesse sentido, podemos começar desenhando primeiro a árvore genealógica para, posteriormente, ir coletando mais dados sobre cada um dos membros da família.
De acordo com Nichols e Schwartz (1998), a principal função do Genograma é organizar os dados referentes à família durante a fase de avaliação e acompanhar os pro- cessos de relacionamento e de triângulos relacionais no decorrer da terapia.
Como fazer um Genograma? Bem, o primeiro passo para fazer um Genograma é ter os nomes dos familiares e as respectivas relações de parentesco. Nesse sentido, podemos começar desenhando primeiro a árvore genealógica para, posteriormente, ir coletando mais dados sobre cada um dos membros da família.
Microsoft Word
Para criar um familiograma a partir do zero, é necessário seguir três etapas: desenhar a estrutura da família, capturar informações sobre a família e registrar a natureza dos relacionamentos familiares.
Trata-se de uma árvore genealógica feita à memória e de memória, sobre o qual se escreve os acontecimentos importantes da vida familiar. ... Sim, o genossociograma se faz de memória. E o indivíduo como essência do sistema familiar tem acesso a todas essas informações.
Comentário [L18]: Para termos uma legenda do Genograma, clicamos no botão apontado pela seta. Este menu tem os botões para as mais diversas caracterizações. Basta pôr o ponteiro do rato em cima de cada um dos botões e logo poderemos ler de qual a sua função.
Árvore genealógica online: seis sites para montar a história da...
Acesse o FamilySearch.org e visualize sua Árvore Familiar. Encontre um antepassado que tenha nascido antes de 1830. Selecione o antepassado e mude a visualização para Descendência. Para expandir os descendentes de seu antepassado, clique na seta próxima ao nome da pessoa, procurando por registros sugeridos à direita.
Como saber minha descendência?
Bem, mas antes de começar seu processo de reconhecimento de cidadania portuguesa, é importante antes entender quem tem direito a esse privilégio....E QUAIS OS SOBRENOMES QUE DÃO DIREITO À CIDADANIA PORTUGUESA?
Se você é bisneto de português, de acordo com a lei atual, pode ter direito à dupla cidadania. É preciso que antes outro descendente adquira a nacionalidade, para que então a cidadania portuguesa seja possível para o bisneto. Algumas situações são possíveis e é preciso entender como funciona na prática.
Cidadania Portuguesa: quem direito? Em geral, filhos, netos, bisnetos, trineto e pessoas que moraram legalmente em Portugal por mais de 5 anos podem solicitar a cidadania portuguesa.
Conheça os sobrenomes portugueses mais populares
Atualmente, quais são os nomes e sobrenomes mais comuns em Portugal? OS 10 NOMES MAIS COMUNS EM PORTUGAL: MASCULINOS: João, Santiago, Martim, Rodrigo, Afonso, Francisco, Tiago, Diogo, Miguel e Tomás. FEMININOS: Maria, Leonor, Matilde, Beatriz, Ana, Mariana, Madalena, Catarina, Carolina e Francisca.
A origem dos 15 sobrenomes brasileiros mais populares
O registro mais antigo desse sobrenome no Brasil é o do alfaiate Pedro da Silva datado de 1612. Muitos escravos após a “Lei Áurea” também adotaram o sobrenome Silva para começar as suas vidas como libertos. Como veremos nesse artigo, outros sobrenomes portugueses também se tornaram bem populares no Brasil.
A origem dos 12 sobrenomes mais comuns do Brasil
Silva, o grande campeão, está presente em mais de cinco milhões de sobrenomes dos brasileiros. Com a incrível frequência de 1 a cada 40 sobrenomes no país. Ficou curioso? Faça o teste.