» Planalto de Pamir, denominado “telhado do mundo” com altitudes superiores a 4.
O planalto do Tibete é um planalto vasto e elevado situado na Ásia Oriental, abrangendo a maior parte da Região Autónoma do Tibete, além de outras províncias chinesas, assim como outros países, como Índia, Nepal, Myanmar, e etc.
Política. A "Administração Central Tibetana" (ACT), oficialmente a "Administração Central Tibetana de Sua Santidade o Dalai Lama", é um governo em exílio encabeçado por Tenzin Gyatso, o décimo-quarto Dalai Lama, que reclama ser o governo legítimo por direito do Tibete. É comum ser chamado de Governo Tibetano no Exílio.
Conhecido como o “Teto do Mundo” ou o “Telhado do Mundo”, a Região Autônoma do Tibete recebeu esse apelido por ser o local mais alto da Terra, com uma altitude média de aproximadamente 4900 metros.
O planalto do Tibete localizado na Ásia pode ser apresentado como fruto das ações internas do planeta terra. Isso porque a presença da proximidade dessa região com uma área de instabilidade geológica e de encontro entre placas tectônicas faz com que seja uma área dotada de grande altitude.
Planalto do Tibete
Planalto do Tibete
Apresenta diversos planaltos, planícies e depressões, decorrentes das formações da litosfera no Brasil. O Brasil é um país de altitudes modestas: cerca de 40% do seu território encontra-se abaixo de 200 m de altitude, 45% entre 200 e 600 m, e 12%, entre 600 e 900 m.
Planície e Planalto correspondem às duas formas de relevo, que compartilham a característica comum de serem terrenos planos, todavia, a planície possui menor altitude em relação ao planalto (plano alto).