Sobre o tamanho da barra, pode variar de 10 a 50 cm, recomendo seguir a altura do rodapé.
- O ideal é que a largura da cortina seja duas vezes o tamanho da janela. Por exemplo: Se a largura da janela for de 1,5 metros, para ter uma cortina com franzimento e gomos definidos, o correto é uma cortina com 3 metros de largura.
❚ COMPRIMENTO O ideal é que a cortina apenas toque o chão. Se houver sobra – essa bainha extra é chamada de arraste –, deve ser de no máximo 4 cm.
Uma cortina cujo varão chega próximo do teto alonga o espaço visualmente. Apenas não siga essa regra se o pé-direito da sua casa ou apartamento for bem alto. Nessas condições, procure colocar a cortina na metade da distância entre o topo da janela e o teto.
Sugiro que para ambientes com o pé direito alto, coloque a cortina abaixo do ar condicionado. Neste caso, opte por uma combinação neutra, evite contrastes entre parede, aparelho e tecido. Já a marcenaria é uma boa aliada, com o desenvolvimento de projetos que podem integrar ou camuflar o aparelho.
Cortinas do tipo blecaute estão sempre na moda, e ajudam bastante nesse sentido. Opte por esconder toda a janela e parte da parede, mantendo a privacidade e dando mais estilo ao cômodo. Prefira cores frias, como azul, verde, cinza, azul petróleo, cinza azulado, branco brilhante, magenta, entre outras.
O estilo de decoração da sala e a necessidade de luminosidade determina o modelo de cortina ideal. Em ambientes clássicos, por exemplo, recomenda-se usar cortinas mais encorpadas, enquanto em decorações mais modernas indica-se o uso de cortinas para sala com cores mais escuras e tecidos mais leves como algodão e linho.
Na sala ou no quarto, por exemplo, você pode combinar a cortina com o tapete ou com as capas das almofadas; no banheiro, um ambiente claro e bem iluminado pede uma cortina de cor forte ou estampa colorida; já na cozinha, a cortina pode fazer a diferença contrastando com outro elemento, como uma cozinha toda moderninha ...
4 – Escolha a cor com cuidado Da mesma forma que o tecido deve acompanhar o estilo da decoração, a cor da cortina deve acompanhar a sua cartela de cores. Vale brincar com tons e apostar em uma cor mais suave, mas não muito chapada, como fez a T3 Arquitetura em sua sala de jantar para a Decora Lider Salvador 2018.
Qual o melhor tecido para cortina?
Quando o sofá é escuro, escolher tapete na mesma cor ou muito parecida, em geral não dá muito certo: O conjunto fica pesado… Usar cores neutras ou similares e bem mais claras fica melhor. Na esquerda, cortinas em bege, marrom ou branco combinariam perfeitamente.
Não combine a cor do sofá, tapete e cortinas para sala. Utilizar cores da mesma paleta, sim, mas utilizar a mesma cor em todos os objetos da sala não é legal e harmônico.
Então, o principal na hora de escolher o tapete, é se preocupar com a harmonia do ambiente. Se o sofá e o os móveis em geral forem neutros, usar um tapete de cores mais marcantes dá vida ao espaço. Já se o sofá for de tom neutro, mas composto de cores nas almofadas e mantas, use um tapete que contraste.
Cores que combinam com bege na decoração
A ideia pode ser apostar em algum objeto vermelho e paredes com texturas voltadas ao tom bege ou da mesma família, por exemplo. Cinza e branco: a dupla que não dá erro. O cinza pode surgir não necessariamente na parede, mas no sofá ou demais móveis.