Resposta: Dança típica do estado do Pará. carimbó é uma dança cultural da região Norte, que teve origem no estado do Pará durante o século XVII, a partir das danças e costumes indígenas. O nome é em homenagem ao instrumento musical indígena curimbó, tambor artesanal utilizado em apresentações artísticas e religiosas.
É também conhecido como trançado, engenho ou moinho. Também chamada jardineira e trança esta dança se disseminou nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, dançada especialmente durante festejos de origem açoriana, gaúcha, alemã e em festas juninas.
O Pau de Fitas consiste numa brincadeira sem necessidade de grandes recursos, sendo assim, sobrevive apenas da boa vontade de seus participantes e de sua comunidade. O importante do Pau de Fitas é que ele seja feito sempre em número par, para que o trançado das fitas dê certo.
região nordeste
Pernambuco
Os personagens do Maracatu Rural são:
O maracatu nação tem sua origem nas festas de coroação dos Reis do Congo que aconteciam nos séculos XVII e XVIII, ao mesmo tempo como uma forma de expressão cultural dos negros e uma espécie de controle dos senhores sob seus escravos (ESTEVES, 2006).
Indícios históricos apontam que o maracatu surgiu em meados do século XVIII, a partir da miscigenação musical das culturas portuguesa, indígena e africana. Ela se origina da instituição dos Reis Negros, já conhecida nos países da França e Espanha, no século XV e em Portugal, no século XVI.
Resposta. Resposta: São danças de origens distintas, mas difundidas na mesma região, a regia nordeste. as três são danças que podem ser dançadas individualmente, seguem o ritmo do batuque, são improvisadas.
Oriundo das coroações de Reis do Congo, acontecidas a partir do século XVIII nas igrejas de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos espalhadas por Fortaleza e cidades interioranas como Sobral, Icó, Aracati e Crato, os maracatus foram descritos pelo escritor Gustavo Barroso em seus desfiles pelas ruas da capital ...
Vem do entrudo, da invasão dos papangus às residências, das batalhas de confete e serpentina, do corso de carros: famílias inteiras fantasiadas pulando nas caçambas dos caminhões, dos bailes nos clubes, da molecagem cearense, enfim.
Um deles é o maracatu que pode ser de baque virado (nação) ou de baque solto (rural), além das agremiações que desfilam ao ritmo do frevo. ... Já o frevo de bloco ou lírico tem sua cadência compassada e lenta, executado por uma orquestra de pau e corda. É cantado, exclusivamente, por um coral de vozes femininas.
A cultura de Pernambuco é uma das culturas mais ativas, ricas e diversificadas do Brasil. Sua base é luso-brasileira, com influências africana, indígena, judaica e holandesa. Trata-se de uma cultura bastante particular e típica, mas extremamente variada, constituindo um dos pilares da cultura brasileira.
O Frevo e o Maracatu. Esta dança teve origem nos movimentos da Capoeira. A estilização dos passos foi resultado da perseguição infligida pela Polícia aos capoeiras, que aos poucos sumiram das ruas, dando lugar aos passistas. ... Estes agrupamentos musicais militares eram acompanhados por grupos de capoeiristas.
Frevo é um estilo de dança e ritmo musical típico do carnaval popular de Pernambuco. ... O nome "frevo" se originou a partir da palavra "ferver", que popularmente se pronuncia "frever". Ou seja, o significado é o mesmo de "fervura", que conota a "agitação" e "rebuliço" dos dançarinos.
Esta dança teve origem nos movimentos da Capoeira. A estilização dos passos foi resultado da perseguição infligida pela Polícia aos capoeiras, que aos poucos sumiram das ruas, dando lugar aos passistas. Estes agrupamentos musicais militares eram acompanhados por grupos de capoeiristas. ...