O hífen é um sinal diacrítico de pontuação usado para ligar os elementos de palavras compostas (couve‐flor; ex‐presidente) e para unir pronomes átonos a verbos (ofereceram‐me; vê‐lo‐ei).
- O hífen será mantido quando os prefixos terminarem com “r” e o segundo elemento começar pela mesma letra. Não se emprega o hífen quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por consoante diferente de “r” ou “s”.
Exemplos com hífen - segunda palavra começa com a mesma letra
Use hífen quando a palavra seguinte começar com h ou com vogal igual à última do prefixo: anti-inflamatório, micro-ondas, auto-observação, anti-herói, anti-higiênico, super-homem, mini-hotel, neo-helênico, co-herdeiro, sobre-humano, pré-história, sub-hepático, auto-hipnose, neo-humanismo, semi-hospitalar, proto- ...
O novo acordo ortográfico decretou o fim do hífen com o elemento “não”, seja advérbio de negação ou fazendo papel de prefixo. Devemos escrever sem hífen: organização não governamental, tratado de não agressão, diante do não pagamento, o relatório apresentou muitas não conformidades...
2. Usa-se o hífen em compostos que têm palavras iguais ou quase iguais, sem elementos de ligação. Exemplos: blá-blá-blá, cri-cri, corre-corre, esconde-esconde, pega-pega, pingue-pongue, tique-taque, zigue-zague. ... Não se usa o hífen em compostos que apresentam elementos de ligação.
Uma das regras mais fáceis de decorar é a de que o hífen será utilizado para palavras que terminam e começam com letras iguais, isso é: quando o prefixo terminar em vogal e a segunda palavra iniciar com a mesma. É o caso de anti-inflamatório e micro-ondas, por exemplo.
A forma correta de escrita da palavra é anti-inflamatório, com hífen. A palavra antiinflamatório passou a estar errada com a entrada em vigor do atual acordo ortográfico.
Apesar da mudança ortográfica ter tirado o hífen de diversas palavras, "bem-vindo" não foi uma delas. Por isso, a forma certa de saudar alguém é com "bem-vindo". Exemplo: Seja bem-vindo à Bahia! Sejam muito bem-vindos!
O prefixo super- deve ser separado do segundo elemento por hífen somente nos casos em que este inicia por "r" ou "h". Nos demais casos, o hífen não é usado. Portanto, o correto é super-resistente, com hífen.
1. Que opõe resistência, que resiste. 2. Sólido; duradouro.
Se a palavra a que se refere o prefixo começar com qualquer outra letra então escreve-se junto. Ou seja: o Super-Homem tem superpoderes. De acordo com a reforma ortográfica, somente quando o prefixo super se juntar a palavras iniciadas por “h” ou “r” deve-se usar o hífen.
Superfácil - Dicio, Dicionário Online de Português.
O prefixo super- só pede hífen quando seguido de h ou r. No mais, é tudo junto como unha e carne: super-homem, super-história, super-herói, super-região, super-rico, super-racional, super-rapidez, superativo, supereficiente, supermercado.
Vamos lá!
Por exemplo, é superimportante, super-importante ou super importante? Escreve junto, separado ou com hífen? Uma palavra com prefixo “super” só pode ser hifenizada quando a palavra a que ela se junta começar com “R” ou “H”. Então o correto é superimportante.
substantivo masculino Capacidade ou habilidade considerada acima do normal, que muito superior às capacidades naturais, humanas: só heróis têm superpoderes. Etimologia (origem da palavra superpoder). Super + poder.
O prefixo super- deve ser separado do segundo elemento por hífen somente nos casos em que este inicia por "r" ou "h". Nos demais casos, o hífen não é usado. Portanto, o correto é supermercado, sem hífen.
supermom (US), supermãe sf.
Supermercado - Atua da mesma forma que o minimercado, só que suas dimensões e a quantidade de produtos à disposição do cliente são bem maiores. Hipermercado - É o supermercado acrescido de magazine (venda de roupas e acessórios).
Palavras que rimam com Supermercado:
Supermercado é um grande comércio tradicional de alimentos, com um sistema de autosserviço que oferece uma grande variedade de alimentos e produtos domésticos, organizados em corredores.
Assim, a mercearia se caracteriza por ser o lugar em que poucos itens são vendidos, para que o cliente consiga repor o estoque do que falta em casa, em caso de emergência, enquanto o minimercado vende de tudo, incluindo perecíveis, produtos de higiene e limpeza e alimentação de toda sorte.
Mercado deve ser entendido como o “local” em que operam as forças da oferta e demanda, através de vendedores e compradores, de tal forma que ocorra a transferência de propriedade da mercadoria através de operações de compra e venda. É o processo sistemático para estabelecer e utilizar padrões.
Os principais cargos do comércio são operador de caixa, balconista, vendedor, encarregado de estoque, repositor de mercadorias, entregador, empacotador, auxiliar de limpeza e ajudante geral.