O material em suspensão (Figura 7) pode conter tanto partículas orgânicas (como matéria orgânica descrita no item anterior) como inorgânicas (silte e argila, por exemplo) e podem ser nocivas aos peixes em altas concentrações por provocarem obstrução das brânquias, podendo levá-los à morte por asfixia.
A turbidez é a medida da dificuldade de um feixe de luz atravessar uma certa quantidade de água, conferindo uma aparência turva à mesma.
A turbidez é medida por meio do turbidímetro ou nefelômetro. Esses equipamentos comparam o espalhamento de um feixe de luz ao passar pela amostra com um feixe de igual intensidade ao passar por uma suspensão (amostra) padrão. Quanto maior o espalhamento, maior será a turbidez.
Cor é a característica que comprova a presença de substâncias dissolvidas na água, resultando no grau de coloração da mesma. Turbidez é a característica que comprova a presença de partículas em suspensão, resultando num aspecto turvo da água.
Costuma-se definir cor aparente e a cor verdadeira. A cor verdadeira se refere à determinação de cor em amostras sem turbidez (Ex: após filtração ou centrifugação). E a cor aparente se refere à determinação de cor em amostras com turbidez (com material coloidal ou em suspensão).
A cor da agua apos filtração é transparente.
l) turbidez até 100 UNT; m) cor verdadeira: até 75 mg Pt/L; e, n) pH: 6,0 a 9,0.
As águas com maior qualidade permitem a existência de usos mais exigentes, enquanto águas com pior qualidade permitem apenas os usos menos exigentes. O “rio que temos” representa a condição atual do corpo d'água, a qual condiciona seus usos.
Dentre as formas de classificação da água, destaca-se a que considera o grau de salinidade, sendo reconhecidos três tipos distintos: água doce, salgada e salobra. ... Segundo essa classificação, possuímos três tipos de água: doce, salobra e salgada.