Significado de Abertura substantivo feminino Fenda, buraco, espaço vazio de um corpo: fazer uma abertura em um muro. Ação de abrir: abertura de um cofre.
A maneira correta e completa de identificar uma determinada abertura, é com a letra “f”, o sinal “/” e um número, por exemplo, “f/22” ou “f/1.
Abertura máxima da lente
Os fundamentos da fotografia estão baseados no controle da luz que pode ser feito por três ajustes diferentes: ISO, diafragma e obturador. Os diferentes graus de abertura do diafragma são denominados por números f que podem variar de 1 até acima de 40, dependendo da lente utilizada. ...
Estes números indicam a distância focal mínima e máxima da lente, o que vai determinar o zoom que ela possui. Simplificadamente, quanto maior os milímetros, maior o zoom da lente. Geralmente há indicações em formato de uma régua na lente indicando em qual distância focal está a lente.
Diafragma é o sistema que controla a abertura por onde entra a luz que vai impressionar o filme das câmeras analógicas, ou o sensor da digitais, para produzir a imagem. Quando maior a abertura do diafragma, mais luz entra, e vice-versa. ... As aberturas são indicadas pelos números f.
Em algumas lentes são marcados dois valores, como na famosa lente do kit, a 18-55mm. Isso quer dizer que na menor distância focal (18mm) a abertura será f/3.
O que protege este dispositivo dentro da câmera (e já protegia o filme antigamente) é o obturador. Ele funciona como uma “cortina” que cobre o sensor e se abre rapidamente quando uma fotografia é tirada.
O obturador é um dispositivo mecânico presente em câmeras fotográficas, que permite controlar o tempo de exposição do filme (câmeras analógicas) ou sensor (câmeras digitais) à luz.
O obturador é uma cortina que protege o sensor da câmera, abrindo somente no momento em que o disparador é acionado, para captar a luz. Ele fica atrás do diafragma, só que não na lente e sim no corpo da câmera.
A velocidade refere-se ao tempo que o obturador da câmera fica aberto para a entrada de luz no sensor da câmera. A velocidade do obturador pode ser tão rápida de fotografar em 1/8.
Velocidade do obturador: nas câmeras fotográficas profissionais, obturador é um componente físico do equipamento, que controla o tempo em que ele ficará aberto — ou seja, capturando a luz e a imagem. Já os smartphones não têm esse componente em suas câmeras, o que é compensado no software.
Enquanto o obturador é o responsável por proteger o sensor e se abrir apenas brevemente para deixar a luz passar, o diafragma controla a quantidade de luz que chega ao obturador, deixando a passagem maior ou menor, dependendo de sua abertura.
O diafragma é a pupila da câmera, é quem controla a profundidade de campo e também essa quantidade de luz que vai passar pelo obturador, ou seja, não são a mesma coisa. O diafragma é que escolhe se vai deixar passar mais ou menos luz para o obturador e o sensor.
O obturador na câmera fotográfica está localizado no corpo da câmera, na parte interior, atrás da lente. Ele serve para controlar o tempo de entrada de luz. É como uma cortina que abre e fecha, a velocidade dessa abertura determina o tempo de entrada da luz. O obturador é acionado ao clicar para tirar a fotografia.
O diafragma é uma das três ferramentas que, junto com o ISO e o obturador, controla a quantidade de luz que entra na sua câmera. Localizado na lente objetiva da câmera, ele funciona como a pupila do seu: olho quanto maior a abertura, mais luz entra na câmera e mais clara fica a foto.
A “Regra de Ouro” que se aplica a distância focal em lentes sem estabilizador é escolher uma Velocidade de Obturador que seja igual ou maior que a distância focal. Por exemplo: se você estiver usando uma lente 50mm então você deve optar por uma velocidade de 1/60s ou mair rápida.
Em números, quer dizer que lentes com aberturas menores captam profundidade de campo maior. Quanto maior a abertura, menor é a profundidade de campo. “f” expressa com exatidão o tamanho da abertura da lente em relação à distância focal.
Ajuste as configurações da câmera do seu smartphone de acordo com a necessidade. Toque no menu “Configurações” para fazer as alterações nos diferentes recursos: Etiqueta GPS: Ativando essa opção, as fotos passarão a armazenar as coordenadas GPS do local onde foram tiradas.
Imagem e movimento: Para registrar movimento em fotografias é necessário uma abertura muito rápida do obturador, ou seja, uma velocidade de disparo bem alta, e uma ótima iluminação. Nem sempre a parte da iluminação é possível, então, se for o seu caso, aumente o máximo que puder o valor do ISO.
Para ativar o modo manual, gire o seletor de modo para “M”. A exposição é um dos mais importantes termos na fotografia manual e seus elementos são: sensibilidade (ISO), abertura (“aperture”) e velocidade do obturador (“shutter speed”).
10 Dicas de Como Usar Melhor a Câmera Fotográfica
Guia de configuração - G3000 series -
5 dicas para começar a usar uma DSLR