O aleitamento materno reduz em 13% a mortalidade até os cinco anos, evita diarreia e infecções respiratórias, diminui o risco de alergias, diabetes, colesterol alto e hipertensão, leva a uma melhor nutrição e reduz a chance de obesidade.
A fórmula é semelhante ao leite materno? Não! A fórmula é um leite a base de nutrientes geralmente de vaca ou de cabra, em que as indústrias fizeram modificações, retirando partes de alguns nutrientes que estão em excesso e acrescentando alguns que estão em falta (tendo o leite materno como modelo).
Fórmula infantil ou leite artificial é um alimento processado, concebido e comercializado para a alimentação de bebés e recém-nascidos com menos de 12 meses de idade.
Leite Materno, fórmulas e comidas “Hoje, não podemos dizer que as crianças que mamam no peito engordam mais do que as que tomam fórmulas. Mas é preciso saber se elas tomam no volume adequado”, afirma Fisberg. Apesar disso, todos os fatores devem ser analisados pelo pediatra, pois cada um reage de uma maneira diferente.
Tecnicamente é aceitável misturar leite materno com o leite de formula numa única mamadeira. No entanto, embora isso seja possível é muito melhor oferecer ao bebê primeiro um leite e depois o outro.
Uma boa dica para enriquecer a alimentação de um bebê com 4 meses, que está abaixo do peso ou que emagreceu por causa de uma doença, por exemplo, é transformar as frutas em purê, como banana, pera ou maçã, adicionar 1 a 2 colheres de sopa do leite do bebê e oferecer esse purê ao meio da tarde.