O desenvolvimento do bebê com 40 semanas de gestação, que são 9 meses de gravidez, está completo e ele está pronto para nascer. Todos os órgãos estão completamente formados, o coração bate aproximadamente de 110 a 160 vezes por minuto e o parto pode começar a qualquer momento.
Como explicamos no post da semana 41, entre as semanas 40 e 42, o bebê fica ali, ganhando gordura e imunidade dentro da barriga — já que, quanto mais ficar no útero, mais células de defesa vai receber da mãe. Seu bebê já está todo formado, só esperando o melhor momento para conhecer você.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a data provável do parto (DPP) é calculada para 40 semanas após o primeiro dia da última menstruação. Um bebê que nasce antes de 37 semanas é considerado prematuro e, após a 42a, pós-termo. Nos dois casos, os riscos de complicações aumentam muito.
Gestações a termo duram entre 39 a 40 semanas, mas algumas podem levar mais tempo para o bebê nascer; saiba os riscos. Gestação prolongada exige cuidados e atenção redobrada para evitar sofrimento fetal.
Estudos científicos mostram que é seguro esperar até 41 semanas. Por isto a recomendação internacional é que a indução do parto seja oferecida a toda gestante a partir de 41 semanas de gestação.
Estudos mostram que deixar passar de 42 semanas pode trazer riscos ao bebê. Isso porque a placenta já está bem envelhecida e pode prejudicar o envio de nutrientes e oxigênio para o feto. Além disso, há maior perigo de liberar mecônio (as primeiras fezes), que pode ser aspirado e levá-lo à morte.
Embora o bebê possa nascer a partir das 37 semanas de gestação, a Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) acredita que o nascimento seguro e saudável ocorra entre 39 a 40 semanas e seis dias.
A duração regular da gravidez varia de 37 a 42 semanas, sendo que a grande maioria dos bebês nasce entre 39 e 41 semanas.
Todos os médicos dizem que o 9º mês começa à partir da 37ª semana de gestação, então na cabeça da mulher, com 37 semanas o bebê estará totalmente formado e com capacidade suficiente para nascer bem e com plenos pulmões.
A partir de 37 semanas a gestante deve ser acompanhada com maior frequência, principalmente se houver fatores de risco associados. A indução é indicada quando a gestação se estender além das 41 semanas e 6 dias ou houver alguma razão para antecipar o nascimento como diabetes ou hipertensão.
Todos os fetos entre 24 e 34 semanas de gestação com risco de parto prematuro devem ser considerados candidatos ao tratamento pré-natal com corticosteroides.
8 principais efeitos colaterais dos corticoides