Praticar condutas que rebatam o preconceito, como falar mais sobre as nossas experiências preconceituosas já vividas na família, na escola e em outros espaços onde ele se manifesta; conversar sobre situações desconcertantes, as quais colocam em evidência o nosso preconceito mais recôndito, certamente ajudará no combate ...
Redução de preconceitos através da recategorização
Para isso, elencamos algumas atitudes que podem contribuir para um ambiente de trabalho livre de preconceitos.
Estereótipo é o conceito ou imagem preconcebida, padronizada e generalizada estabelecida pelo senso comum, sem conhecimento profundo, sobre algo ou alguém.
De acordo com o Escritório do Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH), um estereótipo de gênero "é uma opinião ou um preconceito generalizado sobre atributos ou características que homens e mulheres possuem ou deveriam possuir ou das funções sociais que ambos desempenham ou deveriam ...
A empatia é a chave para se libertar de estereótipos Assim, pouco a pouco, através de reflexão, questionamento, diálogo e empatia, conseguimos nos aproximar mais das pessoas para conhecê-las verdadeiramente antes de julgar e definir rótulos.
Estereótipos negativos. Estereótipos negativos: Nos meios de comunicação os velhos freqüentemente são vistos como pobres, fracos e doentes ou então se encontram inseridos em situações cômicas ou jocosas.
Quando por meio da interação cultural os significados e valores são mal interpretados, surgem problemas entre grupos, surgem os estereótipos, as representações sociais estereotipadas.
O estereótipo funciona como um carimbo que alimenta os preconceitos ao definir a priori quem são e como são as pessoas. Sendo assim, o etnocentrismo se aproxima também do preconceito. Encontramos um exemplo de intolerância religiosa na relação com o candomblé e outras religiões de matriz africana.
Estereótipos é o traço primordial que precede a razão; é uma forma de percepção, que impõe certo caráter sobre os dados de nossos sensos antes que os dados alcancem a inteligência.
Enquanto o preconceito é o pré-julgamento, a discriminação é o ato de diferenciar, de dar tratamento diferente. A discriminação é a ausência de igualdade ou a manifestação das preferências, causando cisões sociais entre os indivíduos.
Qualquer distinção, exclusão, restrição, ou preferência em função da cor, raça, ascendência, origem nacional ou ética é considerada discriminação racial.