Sistema de exploração do solo que consiste, numa mesma propriedade, em obter várias espécies de produtos.
Diferentemente da monocultura, a policultura representa o cultivo de diversos produtos em uma mesma área. Normalmente, é uma prática agrícola realizada por pequenos produtores rurais que visam à diversificação de produtos em sua terra.
Resposta. Resposta: Latifúndios são grandes propriedades agrícolas pertencentes a um proprietário, empresa ou família, podendo ser produtivos ou improdutivos.
É aquela em que, basicamente, a plantação é feita geralmente em pequenas propriedades (minifúndios), com pouco (ou nenhum) recurso tecnológico. Os instrumentos agrícolas mais usados são: enxada, foice e arado. Raramente são utilizados tratores ou outro tipo de máquina.
Os agrossistemas são analisados também a partir do tamanho das propriedades rurais, podendo ser: latifúndio (grandes propriedades rurais com mais de 200 hectares), minifúndio (são pequenas e médias propriedades rurais).
Tipos de Agricultura
Pode-se classificar os agrossistemas de acordo com os critérios abaixo, EXCETO: A)Densidade da produção. B)O tipo de relevo e o clima do local de cultivo. ... D)Os tipos de tecnologias e técnicas aplicados à produção. E)Tipo de mercado ao qual será destinada a produção.
Podem ser classificadas em faixas de exploração contínua (as culturas permanecem de um ano para outro na mesma posição), em faixas de rotação (as culturas mudam de local a cada ciclo, promovendo-se a rotação de culturas) e em faixas de retenção (utilizam-se faixas estreitas – de 2 m a 5 m de largura – cultivadas com ...
Resposta: Vamos ver agora dois tipos de agricultura praticada no Brasil: a agricultura tradicional de subsistência e a moderna agricultura comercial. utiliza poucas máquinas e não costuma adubar a terra.
Dos principais produtos agropecuários do Brasil, cabe destaque para a cana-de-açúcar, o café e a laranja, dos quais somos os maiores produtores mundiais; a soja, o fumo e a carne bovina – encontramos-nos na segunda posição internacional; e o milho, produto em que o Brasil é o terceiro país em volume de produção anual.
Conheça algumas:
– Prática da agricultura orgânica, pois esta não utiliza pesticidas e adubos químicos. – Criação e uso de sistemas de captação de águas das chuvas para ser utilizada na irrigação. – Não desmatar florestas e matas para a ampliação de áreas agrícolas. – Uso racional ou, quando possível, eliminação dos pesticidas.
Optar por adubos naturais. O plantio direto na palha; A recuperação de áreas degradadas; A integração lavoura-pecuária-floresta; O tratamento de resíduos animais.
Dessa forma, a agricultura familiar pode oferecer a produção de alimentos saudáveis, a partir de técnicas que ajudam a preservar a biodiversidade e o meio ambiente, além de assegurar o consumo de produtos naturais saudáveis e de qualidade sem deixar de lado o crescimento econômico.
Agricultura sustentável é aquela que respeita o meio ambiente, é justa do ponto de vista social e consegue ser economicamente viável. A agricultura para ser considerada sustentável deve garantir, às gerações futuras, a capacidade de suprir as necessidades de produção e qualidade de vida no planeta.
Aumentar a produtividade da agricultura e torná-la menos dependente de insumos químicos são alguns dos principais desafios que o setor enfrentará para tornar a produção de alimentos mais sustentável, na avaliação de Laura de Santis Prada, agrônoma e secretária executiva do Imaflora, organização que promove a ...
Resposta. Resposta: O desenvolvimento de ferramentas que intensifiquem de maneira sustentável a agricultura, segundo os gestores, seria a ferramenta mais eficiente para aproveitar melhor o solo e a água, sem que isso implicasse em danificar os ecossistemas.
Continue lendo este post para conhecer 6 dicas de alimentação sustentável para ajudar o meio ambiente!
A única solução sustentável é semear novas árvores nas antigas plantações de cacau. Infelizmente, o crescimento populacional, a urbanização e os fracos direitos sobre as terras estão aumentando a procura por terra, minando assim a capacidade de muitos agricultores de investir e replantar as suas propriedades.