RESOLUÇÃO Nº 218, DE 29 DE JUNHO DE 1973 Discrimina atividades das diferentes modalidades profissionais da Engenharia, Arquitetura e Agronomia.
Discrimina atividades das diferentes modalidades profissionais da Engenharia, Arquitetura e Agronomia. O Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, usando das atribuições que lhe conferem as letras "d" e "f", parágrafo único do artigo 27 da Lei nº 5.
Parágrafo único - O CONFEA exerce, nos termos da Lei nº 6.
As principais funções do CREA é verificar, orientar e fiscalizar os exercícios profissionais com o objetivo de defender a sociedade das práticas ilegais dos ofícios que são abrangidos pelo sistema CONFEA/CREA. Além de promover a valorização profissional e garantir a primazia dos exercícios das atividades profissionais.
O chamado Sistema Confea/Crea é o conjunto formado pelo Confea e pelos Creas atuando de forma associada e coesa em prol de um objetivo comum: zelar pela defesa da sociedade e do desenvolvimento sustentável do país, observados os princípios éticos profissionais.
O CREA exerce o papel de primeira e segunda instância, verificando, orientando e fiscalizando o exercício profissional com a missão de defender a sociedade da prática ilegal das atividades abrangidas pelo sistema CONFEA/CREA.
A ART é o documento que define, para os efeitos legais, os responsáveis técnicos pelo desenvolvimento de atividade técnica no âmbito das profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea.
É objetivo da Engenharia preservar e melhorar as condições de vida da Humanidade. ... ( ) Os Engenheiros devem interiorizar e assumir sólidos princípios de sustentabilidade econômica, social e ambiental, com a perfeita noção do caráter finito dos recursos que nos foram legados e da sua defesa e proteção.
O engenheiro precisa criar edificações de modo a proteger os recursos naturais e o ecossistema, proporcionando um retorno positivo ao meio ambiente e uma vida mais econômica aos seus clientes, além de uma vida mais saudável, por trazer a interação direta com tudo o que é natural.
E ética vale para todos os aspectos da vida, seja no âmbito pessoal, seja na esfera profissional ou qualquer outra interação humana. Assim, a ética na engenharia é a ciência que também deve acompanhar todas as tomadas de decisões em projetos ou em serviços realizados por profissionais da engenharia.
O Código de Ética Profissional enuncia os funda- mentos éticos e as condutas necessárias à boa e honesta prática das profissões da Engenharia, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia e relaciona direitos e deveres correlatos de seus profissionais.
Art. 1º O Código de Ética Profissional enuncia os fun- damentos éticos e as condutas necessárias à boa e honesta prática das profissões da Engenharia, da Arquitetura, da Agronomia, da Geologia, da Geo grafia e da Meteorologia e relaciona direitos e deveres correlatos de seus profissionais.
Constitui infração ética: I - fazer qualquer intervenção fora do âmbito legal da Odontolo- gia; e, II - afastar-se de suas atividades profissionais, mesmo tempora- riamente, sem deixar outro cirurgião- dentista encarregado do atendimento de seus pacientes internados ou em estado grave.
Atitude Moral É aplicação dos princípios éticos na vida profissional, implica o uso de liberdade, vontade, senso de responsabilidade que supõem boa formação de consciência, o que é indispensável para o profissional de saúde.