Cada Elemento, Iluminação, TUG´s e TUE´s tem sua maneira de calcular a potência ativa sendo que o resultado deve ser em W (Watts). Para a Iluminação a potência total está em VA (Volt Ampere) e deve-se multiplicar por um Fator de Potência Adotada e assim converter em W.
Qual é a diferença entre Tug e Tue? Tug significa tomada de uso geral aquelas colocadas nos cômodos afim de ligar seus equipamentos. Tues tomada de uso específico aquela tomada destinada ar condicionado , chuveiro elétrico entre outros equipamentos.
Condições da rede para TUG: Tomadas de uso geral devem ser dimensionadas com 600W no mínimo e caso o cômodo tenha mais que 3 tomadas você deve instalar 3 em 600w e as demais com 100w, bem como locais de pouco equipamento.
TUG na verdade é a sigla usada para Tomada de Uso Geral, ou seja, são todas as tomadas da sua casa que não tem um aparelho específico que vai ficar ligado sempre nesta mesma tomada. As tomadas TUG também são usadas para os aparelhos de baixa potência.
A unidade de medida utilizada pelo inmetro para auto transformadores é VA ( VOLTS AMPERES ), que corresponde a 0,6 Watts.
Assim, para dar um exemplo prático, no caso de tomadas de uso geral, o recomendado é que a bitola tenha pelo menos 2,5 mm². A espessura dos fios de chuveiros, por sua vez, deve ter pelo menos 4 mm². E aparelhos mais potentes, como ar-condicionado, cerca de 6 mm².
Use o fio terra de acordo com as especificações do fabricante. Para o aterramento utilize o fio terra (verde) localizado na parte traseira do produto. No caso de um curto-circuito elétrico, o aterramento reduz o risco de choque elétrico providenciando uma rota de escape para a corrente elétrica.
Aparelhos que operam com corrente de até 10 amperes (A) usam a versão mais fininha, e os que funcionam com 20 A, a mais gordinha – na segunda categoria enquadram-se equipamentos mais potentes, como micro-ondas, geladeira e secadora de roupa.