Mas é claro, existe uma regra geral para ajudar você na escolha: o colchão deverá manter sua coluna o mais reta possível. Assim, não ocorre contratura muscular em um dos lados da coluna. Isso significa que o melhor colchão para escoliose deve acomodar sua coluna de forma que ela fique em uma posição anatômica.
Para essas pessoas, a melhor indicação é a de um colchão para coluna é de espuma, mais suave, mas com a densidade recomendada para o peso corporal. Já para pessoas que sofrem com dores lombares, sobretudo aquelas com hérnia lombo-sacral, a indicação é sempre de um colchão com mais suporte corporal, de molas.
Para quem já tem problemas na coluna, a recomendação é o colchão ortopédico. ... Uma alternativa pode ser o colchão de molas. Uma espécie de intermediário entre as espumas mais moles e o ortopédico, o de molas costuma acomodar mais facilmente a maior parte das pessoas. É o modelo mais indicado também para os casais.
Diagnóstico. Um médico pode diagnosticar a escoliose com um exame de diagnóstico como uma radiografia, radiografia da coluna vertebral, tomografia computadorizada (TC) ou ressonância magnética (IRM) da coluna vertebral.
No caso do exame de Raio-X de coluna total para escoliose (telespondilografia), é feita uma imagem panorâmica de toda a coluna vertebral do paciente, com o objetivo de diagnosticar a escoliose e avaliar o grau da escoliose.