No ar-condicionado o ciclo de refrigeração funciona da seguinte maneira: O compressor comprime o ar frio, tornando-o um gás quente de alta pressão. O gás quente passa por um trocador de calor (responsável por dissipar o calor) e se condensa para o estado líquido.
O instrumento usual para monitorar variações na temperatura do ar é o termômetro. Talvez o mais comum seja o termômetro composto de um tubo graduado com líquido (normalmente, mercúrio ou álcool). Quando o ar se aquece, o líquido se expande e sobe no tubo; quando o ar se esfria, o líquido se contrai e desce.
termômetro clínico
Clique e siga os passos:
Usar o aparelho em 23ºC ou 24ºC pode significar uma economia significativa e o mesmo conforto que se alcança quando o ar está em 18°C ou 20ºC.
Quanto mais alto o valor do ajuste (23, 24 ou 25ºC) mais economia estará fazendo. — Se deixarmos o ar-condicionado ligado em 23 graus, por exemplo, será mais fácil de atingir a temperatura local, e o compressor irá se desligar, economizando, assim, mais energia. Essa economia pode chegar a 50% — garante.
Um aparelho com 18000 BTU consome mais energia do que um aparelho de 12000 BTU, por exemplo. Mas toma cuidado, pois usar um equipamento com potência menor do que o indicado para o ambiente, aumenta muito o consumo de energia dele.