Ciclofosfamida Interfere com a função normal do DNA pela alquilação e ligação cruzada das fitas de DNA, e pela possível modificação das proteínas. Formação de íon carbônio com elétrons não pareados no último orbital – reagindo com doadores de elétrons – DNA. Apresenta potente atividade imunossupressora.
Ciclofosfamida é um remédio usado no tratamento do câncer que atua impedindo a multiplicação e ação das células malignas no organismo. É também muito usado no tratamento de doenças autoimunes por ter propriedades imunossupressoras que diminuem o processo inflamatório no corpo.
EFEITOS COLATERAIS DA PULSOTERAPIA Alguns efeitos colaterais podem ocorrer com mais frequência durante a pulsoterapia: gosto de metal na boca; sonolência ou, ao contrário, agitação e insônia; suor frio; aumento da frequência cardíaca; aumento da pressão arterial.
Pulsoterapia consiste na administração de altas doses de um medicamento em uma curta duração de tempo. O tratamento reduz a inflamação da fase de exacerbação e busca a estabilização da crise.
qual a diferença entre pulsoterapia e quimioterapia? Pulsoterapia é um termo utilizado para designar tratamentos com elevadas doses em tempo curto. São geralmente relacionadas a medicamentos imunossupressores como metilprednisolona, ciclofosfamida, imunoglobulina, por exemplo.
E associado a estes alimentos comer carne bovina, suína, frango, peixes ou ovos e verduras, legumes – para melhor qualidade alimentar e promover mais saciedade. Você já conhece a série “Conheça Melhor o seu Remédio”? Confira aqui mais informações sobre a pulsoterapia.
Pulsoterapia é um tipo de terapia indicada para o tratamento de doenças crônicas autoimunes, em crianças e adultos, como Esclerose Múltipla, Lúpus Eritematoso Sistêmico e Doença de Devic. A terapia consiste na administração de doses elevadas de corticosteroide por via endovenosa, durante um curto período de tempo.
De acordo com o reumatologista Roger Levy, quimioterápicos agem como imunossupressores no tratamento do lúpus, para diminuir a reação da imunidade. Eles são indicados, principalmente, para pacientes com uma forma mais grave da doença (cerca de um terço do total), que fica em atividade persistente.
No entanto, os tratamentos mais utilizados são:
A associação mais clássica é feita com a procainamida e a hidralazina. Recentemente, com a introdução de novas drogas na prática clínica, tem sido relatado um aumento no número de medicamentos implicados como causadores da doença, e a lista atual inclui quase uma centena de drogas relacionadas à ocorrência de LID.
Principais sintomas do lúpus
- Mais comumente, uma "erupção cutânea" é observada entre os pacientes com Lúpus. Ela aparece na forma de uma borboleta e cobre o rosto (de uma face a outra, cobrindo a ponte do nariz também). Dor muscular e articular é um sintoma importante de estar em uma crise.
A perda de cabelo só se reverterá, no entanto, se você conseguir controlar a doença. Além de corticoides e imunossupressores para controlar os sintomas, seu médico pode prescrever um medicamento antimalárico para reduzir as crises de lúpus. Pode levar semanas ou meses para o lúpus entrar em remissão.
PSICOSE LÚPICA OU ALTERAÇÃO COGNITIVA Cerca da metade das pessoas com lúpus pode apresentar confusão, perda da memória e dificuldade de concentração. Esses sintomas são conhecidos como psicose lúpica e são consequência de problemas na área do pensamento ou cognitiva.
2 – Estresse emocional causa lúpus? Não. Emoções negativas como a perda de um parente próximo ou uma separação, podem desencadear os sintomas iniciais da doença ou provocar uma reativação. Esses fatores não são a causa, mas contribuem para sua exacerbação (reativação).