Jacques Prévert: Paroles; Histoires et autres histoires; Fatras; Grand Bal du printemps. Murilo Mendes: Poesia em Pânico; O Visionário; As Metamorfoses; Mundo Enigma; Contemplação de Ouro Preto; Poesias; A Idade do Serrote.
Principais características do surrealismo influência das teorias da psicanálise; criação de uma "realidade paralela"; criação de cenas irreais; valorização do inconsciente.
Características do Surrealismo Imagens imprevisíveis. Automatismo. Espontaneidade. ... O manifesto Surrealista foi publicado em 1924 por André Breton.
Os escritores surrealistas mais “puros” usaram o automatismo como uma forma literária, quer dizer: escreviam quaisquer palavras que entrassem em sua mente consciente, considerando-as invioláveis. Não alteravam o que escreviam, pois isto constituiria uma interferência com o puro ato de criação.
Características do Surrealismo
Movimento artístico baseado na livre expressão do pensamento A corrente também manifestou-se na literatura, escultura, teatro, cinema e fotografia. A corrente também manifestou-se na literatura, escultura, teatro, cinema e fotografia. O principal nome do movimento foi o poeta e escritor francês André Breton.
As duas tendências do surrealismo são a tendência figurativa e a tendência abstrata.
História Geral. O surrealismo constituiu uma profunda ruptura nas artes no início do século XX. O surrealismo foi um movimento artístico que surgiu na Europa, cujo marco inicial foi o Manifesto Surrealista de André Breton, publicado em 1924.
Reúne artistas anteriormente ligados ao dadaísmo ganhando dimensão mundial. Fortemente influenciado pelas teorias psicanalíticas do psicólogo Sigmund Freud (1856-1939), o surrealismo enfatiza o papel do inconsciente na atividade criativa. ... Um dos principais manifestos do movimento é o Manifesto Surrealista de (1924).
O surrealismo foi um movimento artístico e literário nascido em Paris na década de 1920, inserido no contexto das vanguardas que viriam a definir o modernismo no período entre as duas Grandes Guerras Mundiais. Reúne artistas anteriormente ligados ao dadaísmo ganhando dimensão mundial.
substantivo masculino Movimento artístico que, lançado na França em 1924 por André Breton, se caracteriza pela expressão espontânea do pensamento, de impulsos, do inconsciente, prevalecendo o sonho, o instinto, o desejo, em detrimento da lógica, da ordem moral e social, atacando padrões (filosóficos, políticos, ...
O abstracionismo refere-se às formas de arte não administradas pela figuração e pela imitação do mundo, ou seja, não representam objetos próprios da realidade concreta. Ao contrário, se utiliza das relações formais entre cores, linhas e superfícies para produzir a realidade da obra.
Seu objetivo era proporcionar liberdade à arte, sem a dependência do mundo externo para ser representada, e sim composta por elementos diversos, como cores, linhas e formas utilizadas de maneira simples e subjetiva. Alguns movimentos artísticos surgidos antes do Abstracionismo já traziam essa tendência.
Quais são os Tipos da Arte Abstrata?
A arte abstrata surge em meados anos de 1920 a partir do trabalho de Wassily Kandinsky (1866-1944), tendo como principal característica a ausência de relação direta com a realidade dos seres e das coisas. ... O estilo se abstém da realidade e da construção de uma narrativa histórica ou literária.
As principais características da arte abstrata são: Arte não representacional; ... Oposição ao modelo renascentista e à arte figurativa; Valorização de formas, cores, linhas e texturas.
A arte figurativa ou figurativismo, ao contrário da arte abstrata (abstracionismo), é um estilo artístico das artes visuais pautado na representação das formas, seja de seres humanos, objetos, animais, paisagens, entre outros.
A principal característica da pintura abstrata é a ausência de relação imediata entre suas formas e cores. Uma tela abstrata não representa nada da realidade que nos cerca, nem narra figurativamente alguma cena histórica, literária, religiosa ou mitológica.
O artista cria linhas rectas e sobretudo curvas, muito raramente linhas quebradas. Existe assim em Kandinsky uma busca incessante de lirismo nas suas pinturas, onde as cores e as formas transmitem emoções e transmitem estados de alma únicos.
O abstracionismo como estilo artístico se caracteriza pela supressão da realidade e da perspectiva, pela simplificação das formas e pela representação figurativa das coisas. ... De fato, é possível perceber certas características do abstracionismo no cubismo. Muitos criam que as obras cubistas eram abstratas, na verdade.
Ao contrário do Abstracionismo Lírico, o Abstracionismo geométrico foca na racionalização que depende da análise intelectual. No abstracionismo geométrico, as formas e as cores devem ser organizadas de maneira que a composição resultante seja apenas a expressão de uma composição geométrica.
A arte abstrata tende a suprimir toda a relação entre a realidade e o quadro, entre as linhas e os planos, as cores e a significação que esses elementos podem sugerir ao espírito. Foi um movimento artístico influenciado pelo Cubismo e pelo Futurismo. ...
São características do futurismo o antitradicionalismo e o culto à guerra e à velocidade, principalmente. Esse movimento, na Europa, foi representado por artistas como os pintores Umberto Boccioni, Carlo Carrà, Giacomo Balla, Gino Severini e Luigi Russolo.
Abstracionismo Sensível ou Informal, predominam os sentimentos e emoções. As cores e as formas são criadas livremente. ... Eles querem um expressionismo abstrato, sensível e emotivo. Com a forma, a cor e a linha, o artista é livre para expressar seus sentimentos interiores, sem relacioná-los a lembrança do mundo exterior.
A abstração informal caracteriza-se pela expressão de gestos do artista, seja com os materiais da pintura ou da escultura; como resultado, o estilo de cada artista torna-se muito singular.
Ligado diretamente ao movimento do Expressionismo Abstrato americano, à Action Painting e à Arte Informal, o Tachismo caracteriza-se pela espontaneidade de execução (de carácter muitas vezes gestual e caligráfico) e pela utilização livre das formas plásticas (como os pontos e as manchas) e dos materiais brutos.
A arte abstrata ou abstracionismo é entendido como uma forma de arte que não representa objetos próprios da nossa realidade . ... *Abstracionismo Informal: predominam os sentimentos e emoções. As cores e as formas são criadas livremente. Uma arte abstrata, que coloca na cor e forma a sua expressividade maior.
A arte abstrata ou abstracionismo é geralmente entendido como uma forma de arte (especialmente nas artes visuais) que não representa objetos próprios da nossa realidade concreta exterior.
O abstracionismo informal está relacionado a expressão dos sentimentos e ideias de um determinado artista, já o abstracionismo geométrico tem como objetivo reproduzir as formas dentro desse processo.
*Abstracionismo informal é relacionado a sentimentos, emoções, cores e formas criadas livremente. *Abstracionismo geométrico é relacionado as formas geométricas e cores que devem ser organizadas e posicionadas de forma correta.